15 Ideias de Atividades (BNCC) com a letra Q para educação infantil

1. Quebra-cabeça da letra Q

Os alunos podem criar um quebra-cabeça utilizando a letra Q. Para isso, os professores podem imprimir letras Q em papel cartão e recortá-las em formas de quebra-cabeça. As crianças devem montar as peças e, ao final, podem colorir a letra Q. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a identificação de letras e seus sons.

2. Quadro de palavras com Q

Os alunos podem criar um quadro com palavras que começam com a letra Q. Cada criança pode trazer uma palavra e desenhar ou colar uma imagem que represente essa palavra. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de palavras, atendendo à habilidade BNCC EF15LP02, que trata da construção de vocabulário.

3. Quebra-gelo com a letra Q

Inicie a aula com um jogo de quebra-gelo onde as crianças devem dizer seu nome e uma palavra que comece com a letra Q. Isso ajuda a desenvolver a oralidade e a confiança dos alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a expressão oral.

4. Quadro de Quesitos

Os alunos podem criar um quadro com perguntas que começam com a letra Q, como “Qual é seu animal favorito?”. As crianças podem escrever suas respostas e compartilhar com a turma, promovendo a interação e o diálogo, em conformidade com a habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a escuta e a fala.

5. Quizz da letra Q

Os professores podem elaborar um quizz com perguntas relacionadas a palavras que começam com a letra Q. As crianças podem responder em grupos, estimulando o trabalho em equipe e a competição saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a resolução de problemas.

6. Quadro de desenhos com Q

Cada aluno pode desenhar um objeto ou animal que comece com a letra Q e apresentar para a turma. Essa atividade estimula a expressão artística e a oralidade, atendendo à habilidade BNCC EF15LP06, que trata da apreciação e produção de arte.

7. Quebra de código com Q

Os alunos podem participar de uma atividade onde devem decifrar um código que contém palavras com a letra Q. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a atenção, em conformidade com a habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a análise e interpretação de informações.

8. Quadro de rimas com Q

Os alunos podem criar um quadro com rimas que contenham a letra Q. Eles podem trabalhar em grupos para encontrar palavras que rimem e apresentar suas criações para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP08, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Quebra-cabeça de frases com Q

Os alunos podem montar um quebra-cabeça onde cada peça contém uma parte de uma frase que começa com a letra Q. Ao montarem, eles devem ler a frase completa em voz alta, estimulando a leitura e a compreensão, em conformidade com a habilidade BNCC EF15LP09, que trata da leitura e interpretação de textos.

10. Quadro de curiosidades sobre a letra Q

Os alunos podem pesquisar e apresentar curiosidades sobre a letra Q, como sua origem e uso em diferentes idiomas. Essa atividade estimula a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações.