15 Ideias de Atividades (BNCC) com a letra G para alfabetização

1. Jogo da Memória com Palavras Iniciadas com G

Uma atividade divertida que estimula a memória e a identificação de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com imagens e palavras que começam com a letra G, como “gato” e “girafa”. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da identificação de letras e palavras.

2. Gincana de Letras

Organize uma gincana onde os alunos precisam encontrar objetos ou palavras que começam com a letra G em um determinado espaço. Essa atividade promove a exploração e a movimentação, além de reforçar o aprendizado da letra. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que envolve a busca e a identificação de palavras em diferentes contextos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando personagens e cenários que começam com a letra G. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de trabalhar a sequência lógica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que aborda a produção de textos em diferentes formatos.

4. Bingo das Palavras com G

Prepare cartelas de bingo com palavras que começam com a letra G. Ao chamar as palavras, os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é excelente para reforçar o vocabulário e a atenção. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que trata da leitura e compreensão de palavras.

5. Música e Dança com G

Escolha músicas que contenham palavras que começam com a letra G e crie uma coreografia. Os alunos podem apresentar a dança, promovendo a expressão corporal e a memorização das palavras. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de expressões artísticas.

6. Desenho e Pintura de Animais com G

Peça aos alunos que desenhem e pintem animais que começam com a letra G, como “gato” e “galo”. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de palavras com imagens. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que trata da produção de arte visual.

7. Caça-Palavras com G

Crie um caça-palavras com palavras que começam com a letra G. Os alunos devem encontrar e circular as palavras, desenvolvendo habilidades de leitura e concentração. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que envolve a leitura e a identificação de palavras em diferentes formatos.

8. Teatro de Fantoches com G

Os alunos podem criar fantoches de personagens que começam com a letra G e encenar uma pequena peça. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que aborda a produção oral e a dramatização.

9. Jogo de Adivinhação com G

Organize um jogo de adivinhação onde os alunos devem descrever objetos ou animais que começam com a letra G, e os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a comunicação e o vocabulário. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP11, que envolve a oralidade e a descrição de objetos.

10. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos podem recortar imagens de revistas que começam com a letra G e colá-las em um cartaz. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a associação de palavras com imagens. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da produção de colagens e trabalhos manuais.