15 Ideias de Atividades (BNCC) com a história “A Magia do Alfabeto”

1. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras utilizando palavras-chave da história “A Magia do Alfabeto”. Os alunos devem encontrar as letras que formam as palavras relacionadas à narrativa, como “alfabeto”, “magia”, “letras” e “história”. Esta atividade desenvolve a habilidade de leitura e reconhecimento de palavras, alinhada à habilidade BNCC EF15LP01.

2. Desenho das Letras Mágicas

Peça aos alunos que desenhem as letras do alfabeto de forma criativa, incorporando elementos da história. Por exemplo, a letra “A” pode ser desenhada como uma árvore mágica. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, atendendo à habilidade BNCC EF15AR01.

3. Criação de Frases Mágicas

Os alunos devem criar frases utilizando as palavras que aprenderam com a história. Incentive-os a usar a imaginação e a criar frases que remetam à magia do alfabeto. Essa atividade desenvolve a escrita e a construção de frases, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02.

4. Jogo da Memória com Letras

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartas com letras e imagens que representem palavras que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento de letras, conforme a habilidade BNCC EF15LP03.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches representando personagens da história “A Magia do Alfabeto” e encenar partes da narrativa. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02.

6. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade onde os alunos devem representar cada letra do alfabeto com movimentos corporais. Por exemplo, a letra “B” pode ser representada como um balão. Essa atividade promove a coordenação motora e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01.

7. Livro de Histórias Coletivas

Os alunos podem criar um livro coletivo onde cada um escreve uma página sobre uma letra do alfabeto e sua mágica. Essa atividade estimula a escrita e a colaboração, atendendo à habilidade BNCC EF15LP04.

8. Música do Alfabeto

Incentive os alunos a criar uma canção utilizando as letras do alfabeto e elementos da história. A música pode ser apresentada em sala de aula. Essa atividade desenvolve a musicalidade e a memorização, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03.

9. Cartazes das Letras

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos para cada letra do alfabeto, incluindo imagens e palavras que começam com cada letra. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade, conforme a habilidade BNCC EF15LP05.

10. Quiz da História

Desenvolva um quiz sobre a história “A Magia do Alfabeto”, onde os alunos devem responder perguntas sobre os personagens e eventos. Essa atividade estimula a compreensão de leitura e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06.