15 Ideias de Atividades (BNCC) com a história A Joaninha que Perdeu as Pintinhas

1. Leitura Compartilhada da História

Inicie a atividade com uma leitura compartilhada da história “A Joaninha que Perdeu as Pintinhas”. Os alunos devem se sentar em círculo e ouvir atentamente. Após a leitura, promova uma discussão sobre os sentimentos da joaninha e como ela se sentiu ao perder suas pintinhas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a interpretação de textos literários.

2. Desenho da Joaninha

Peça aos alunos que desenhem a joaninha como eles a imaginam, tanto com as pintinhas quanto sem elas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de estar relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a produção de obras de arte.

3. Criação de uma História Alternativa

Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo crie uma versão alternativa da história, onde a joaninha encontra uma solução para recuperar suas pintinhas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos narrativos.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura, organize um jogo de perguntas e respostas sobre a história. As perguntas podem abordar os personagens, o enredo e as lições aprendidas. Essa atividade promove a compreensão de leitura e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da análise de textos.

5. Mímica dos Personagens

Proponha uma atividade de mímica onde os alunos devem representar os personagens da história. Os colegas devem adivinhar quem é o personagem. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a expressão artística.

6. Criação de um Cartaz

Os alunos podem criar um cartaz que represente a mensagem da história. Eles devem incluir desenhos e frases que sintetizem a moral da história. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a comunicação visual.

7. Debate sobre Autoestima

Promova um debate sobre a autoestima e a aceitação das diferenças, usando a história da joaninha como ponto de partida. Os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15PS01, que aborda questões de identidade e autoestima.

8. Produção de um Vídeo

Os alunos podem produzir um pequeno vídeo encenando a história ou criando uma nova versão dela. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15TE01, que envolve a produção de conteúdos digitais.

9. Jogo de Palavras Cruzadas

Crie um jogo de palavras cruzadas com termos relacionados à história e seus personagens. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que aborda a ampliação do repertório lexical.

10. Atividade de Escrita Reflexiva

Peça aos alunos que escrevam uma carta para a joaninha, dando conselhos sobre como lidar com a perda de suas pintinhas. Essa atividade estimula a empatia e a escrita reflexiva, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos pessoais.