15 Ideias de Atividades (BNCC) coleta seletiva ensino fundamental

1. Jogo da Memória da Coleta Seletiva

Crie um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes tipos de resíduos (papel, plástico, vidro, metal). Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e, ao fazê-lo, discutir a importância da coleta seletiva. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a identificação de materiais recicláveis e não recicláveis.

2. Oficina de Reciclagem de Papel

Organize uma oficina onde os alunos aprendem a reciclar papel. Eles podem trazer papel usado de casa e, com orientação, transformá-lo em novas folhas. Essa atividade promove a prática da reciclagem e está relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que incentiva a reflexão sobre o ciclo de vida dos produtos.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem a importância da coleta seletiva e como realizar corretamente a separação dos resíduos. Esses cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a conscientização. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a produção de materiais de comunicação visual.

4. Visita a uma Central de Reciclagem

Planeje uma visita a uma central de reciclagem local. Os alunos poderão ver na prática como funciona o processo de reciclagem e a importância da coleta seletiva. Essa experiência prática está alinhada à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda a relação entre ciência e sociedade.

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e da coleta seletiva. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre como a coleta seletiva impacta o meio ambiente. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI04, que incentiva a argumentação e a construção de conhecimento crítico.

6. Criação de um Diário da Coleta Seletiva

Os alunos podem manter um diário onde registram a quantidade de resíduos recicláveis que geram em casa durante uma semana. Ao final, eles podem discutir os resultados em sala de aula. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15CI05, que envolve a coleta e análise de dados.

7. Jogo de Role-Playing sobre Resíduos

Realize uma atividade de role-playing onde os alunos representam diferentes personagens (como um reciclador, um consumidor e um empresário) e discutem suas responsabilidades na coleta seletiva. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF01, que promove a empatia e a compreensão de diferentes papéis sociais.

8. Criação de um Blog sobre Coleta Seletiva

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações e dicas sobre coleta seletiva. Eles podem escrever posts, criar vídeos e infográficos. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15ET01, que envolve a produção de conteúdo digital.

9. Concurso de Reciclagem Criativa

Organize um concurso onde os alunos devem criar objetos ou arte a partir de materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a reutilização de materiais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação artística a partir de diferentes suportes.

10. Simulação de um Mercado de Materiais Recicláveis

Crie uma simulação de um mercado onde os alunos podem “vender” e “comprar” materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a entender o valor dos materiais recicláveis e se alinha à habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a economia circular e o consumo consciente.