15 Ideias de Atividades (BNCC) classificação dos seres vivos ensino médio

1. Classificação dos Seres Vivos: Jogo de Cartas

Os alunos podem criar um jogo de cartas onde cada carta representa uma característica de diferentes grupos de seres vivos. As cartas podem incluir informações como habitat, características morfológicas e funções ecológicas. Os alunos devem classificar as cartas em grupos, como reinos, filos e classes, utilizando a habilidade BNCC EB 3º ciclo – Ciências – (EF09CI04), que aborda a classificação dos seres vivos e suas interações.

2. Mapa Conceitual Interativo

Os estudantes podem desenvolver um mapa conceitual interativo utilizando ferramentas digitais, onde relacionam os diferentes grupos de seres vivos e suas características. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e o uso de tecnologia. A habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE302) é abordada, permitindo que os alunos compreendam as relações entre os seres vivos.

3. Pesquisa de Campo

Organizar uma pesquisa de campo em um parque ou reserva natural, onde os alunos devem observar e classificar os seres vivos encontrados. Eles podem coletar dados sobre a biodiversidade local e apresentar suas descobertas em sala de aula. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE301), que enfatiza a observação e a classificação dos seres vivos em seu habitat natural.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar amostras de plantas e criar um herbário, identificando e classificando as espécies de acordo com suas características. Essa atividade promove o aprendizado prático e a observação detalhada, alinhando-se à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE303), que trata da identificação e classificação de seres vivos.

5. Debate sobre Biodiversidade

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da biodiversidade e as ameaças que os seres vivos enfrentam. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre a conservação de diferentes grupos de seres vivos. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE304), que discute a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre a classificação dos seres vivos, abordando diferentes reinos e suas características. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia, além de promover o aprendizado colaborativo. A habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE305) é trabalhada, permitindo que os alunos expliquem conceitos científicos de forma clara.

7. Jogo da Memória com Seres Vivos

Desenvolver um jogo da memória onde os alunos devem combinar imagens de seres vivos com suas classificações. Essa atividade lúdica facilita a memorização e a compreensão dos diferentes grupos de seres vivos, alinhando-se à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE306), que trata da classificação e identificação de organismos.

8. Estudo de Caso: Espécies em Extinção

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre espécies em extinção, investigando suas características e os fatores que contribuem para sua ameaça. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE307), que discute a conservação da biodiversidade.

9. Criação de Infográficos

Os estudantes podem criar infográficos que representem a classificação dos seres vivos, utilizando dados e imagens para ilustrar as informações. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE308), que envolve a comunicação de conceitos científicos.

10. Simulação de Ecossistemas

Realizar uma simulação de ecossistemas em sala de aula, onde os alunos devem representar diferentes seres vivos e suas interações. Essa atividade prática permite que os alunos compreendam a dinâmica dos ecossistemas e a importância da classificação dos seres vivos, alinhando-se à habilidade BNCC Ensino Médio – Ciências da Natureza – (EM13CIE309), que aborda as interações entre organismos e o meio ambiente.