15 Ideias de Atividades (BNCC) cinco sentidos

1. Atividade de Exploração Olfativa

Proponha aos alunos uma atividade onde eles possam explorar diferentes aromas. Utilize frascos com essências variadas, como baunilha, limão, café e canela. Os alunos devem identificar e descrever cada aroma, relacionando-os a memórias ou sentimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que aborda a percepção sensorial e a importância dos sentidos na construção do conhecimento.

2. Jogo dos Sons

Organize um jogo onde os alunos devem identificar sons de diferentes instrumentos musicais ou sons da natureza. Utilize gravações ou instrumentos reais e peça que eles relacionem os sons a emoções ou situações. Essa atividade atende à habilidade EF15AR01, que incentiva a apreciação e a análise das manifestações artísticas e culturais.

3. Oficina de Texturas

Crie uma oficina onde os alunos possam tocar em diferentes materiais, como lixa, algodão, papel seda e plástico bolha. Peça que eles descrevam as texturas e como essas sensações podem ser representadas em uma obra de arte. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a exploração de diferentes linguagens artísticas.

4. Experiência de Degustação

Realize uma atividade de degustação com frutas, legumes e outros alimentos. Peça que os alunos descrevam os sabores e texturas, além de relacionar as experiências com suas preferências alimentares. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI02, que discute a importância da alimentação saudável e a diversidade de sabores.

5. Caminhada Sensorial

Organize uma caminhada em um parque ou área verde, onde os alunos devem observar e descrever o que veem, ouvem e sentem. Incentive-os a coletar elementos da natureza, como folhas e pedras, para uma atividade posterior de colagem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI03, que promove a observação e a interação com o meio ambiente.

6. Pintura com os Olhos Vendados

Proponha uma atividade de pintura onde os alunos devem criar obras sem enxergar, utilizando apenas o tato e a intuição. Após a atividade, promova uma discussão sobre como a falta de um sentido pode influenciar a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR03, que explora a expressão artística e a criatividade.

7. Caça ao Tesouro dos Sentidos

Desenvolva uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que representem cada um dos cinco sentidos. Eles devem justificar suas escolhas e como cada objeto se relaciona a um sentido específico. Essa atividade atende à habilidade EF15CI04, que incentiva a exploração e a descoberta do mundo ao redor.

8. Criação de Poemas Sensoriais

Peça aos alunos que escrevam poemas que descrevam suas experiências sensoriais. Eles podem usar palavras que evoquem cheiros, sons, sabores e texturas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que promove a produção de textos e a expressão de sentimentos e emoções.

9. Experiência com Luz e Sombra

Realize uma atividade onde os alunos possam brincar com luzes e sombras, utilizando lanternas e objetos diversos. Eles devem observar como as sombras mudam e criar histórias ou desenhos inspirados nas formas que veem. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI05, que aborda a percepção visual e a relação entre luz e forma.

10. Teatro dos Sentidos

Organize uma apresentação teatral onde os alunos devem representar emoções utilizando apenas sons e gestos, sem palavras. Após a apresentação, discuta como cada um dos sentidos pode ser utilizado para expressar sentimentos. Essa atividade atende à habilidade EF15AR04, que incentiva a expressão corporal e a comunicação não verbal.