15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências séries iniciais

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de diferentes tipos de plantas em sala de aula. Os estudantes podem observar o crescimento das plantas em diferentes condições, como luz, água e tipo de solo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a observação e descrição de características de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papel. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo da água, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade EF02CI04 é abordada ao discutir a importância da água para a vida.

3. Observação do Tempo

Os estudantes podem registrar as condições climáticas ao longo de uma semana, anotando dados como temperatura, umidade e tipo de céu. Essa atividade promove a habilidade EF02CI05, que envolve a coleta e análise de dados sobre o ambiente.

4. Experiência com Sementes

Os alunos podem realizar uma atividade de germinação de sementes, observando o processo de crescimento e desenvolvimento das plantas. Essa experiência está relacionada à habilidade EF02CI03, que trata da observação de seres vivos e suas interações com o ambiente.

5. Classificação de Animais

Uma atividade interessante é a classificação de animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Os alunos podem criar cartazes ilustrativos e apresentar suas classificações para a turma. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI01, que envolve a identificação de características dos seres vivos.

6. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo utilizando ímãs e objetos do cotidiano. Eles podem investigar quais materiais são atraídos pelos ímãs e quais não são. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02CI06, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

7. Construção de Terrários

Os estudantes podem criar terrários para observar o ecossistema em miniatura. Essa atividade permite que eles aprendam sobre as interações entre plantas e animais, além de compreender a importância da biodiversidade. A habilidade EF02CI02 é abordada ao discutir as relações entre os seres vivos e o ambiente.

8. Experiência com Sol e Sombra

Os alunos podem realizar uma atividade que envolve a criação de sombras utilizando objetos e luz solar. Eles podem observar como a posição do sol altera as sombras ao longo do dia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI07, que envolve a observação de fenômenos naturais.

9. Jogo da Alimentação

Os alunos podem participar de um jogo educativo sobre a cadeia alimentar, onde cada um representa um ser vivo e deve entender seu papel no ecossistema. Essa atividade promove a habilidade EF02CI08, que trata das relações alimentares entre os seres vivos.

10. Experimentos com Água e Óleo

Os estudantes podem realizar experimentos simples para observar a imiscibilidade entre água e óleo. Eles podem discutir as propriedades de cada líquido e suas aplicações no cotidiano. Essa atividade se alinha à habilidade EF02CI06, que envolve a investigação de propriedades de materiais.