15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências ensino fundamental II

15 Ideias de Atividades (BNCC) Ciências Ensino Fundamental II

1. Experimento sobre a Fotossíntese: Os alunos podem realizar um experimento simples utilizando plantas, água e luz solar para observar o processo de fotossíntese. A atividade deve incluir a elaboração de um relatório com as observações e conclusões. Habilidade BNCC: EF06CI03.

2. Construção de um Ecossistema em Miniatura: Os alunos devem criar um terrário que represente um ecossistema, incluindo plantas e pequenos animais. Essa atividade promove a compreensão das interações entre os seres vivos e o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF06CI01.

3. Debate sobre Sustentabilidade: Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas importâncias. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Habilidade BNCC: EF06CI04.

4. Visita a um Parque ou Reserva Natural: Planejar uma visita a um parque ou reserva natural para observar a biodiversidade local. Após a visita, os alunos devem elaborar um relatório com fotos e informações sobre as espécies encontradas. Habilidade BNCC: EF06CI02.

5. Criação de um Jogo Educativo: Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre os ciclos da água ou do carbono. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: EF06CI05.

6. Experiência com a Densidade dos Líquidos: Realizar uma experiência para demonstrar a densidade de diferentes líquidos utilizando água, óleo e mel. Os alunos devem registrar suas observações e discutir os resultados. Habilidade BNCC: EF06CI06.

7. Pesquisa sobre Animais em Extinção: Os alunos devem escolher um animal em extinção e realizar uma pesquisa sobre suas características, habitat e ameaças. A apresentação pode ser feita em formato de cartaz ou apresentação digital. Habilidade BNCC: EF06CI07.

8. Estudo dos Sistemas do Corpo Humano: Criar um projeto em grupo onde os alunos devem pesquisar e apresentar sobre um sistema do corpo humano, como o circulatório ou respiratório, utilizando maquetes ou apresentações. Habilidade BNCC: EF06CI08.

9. Experimento com Reações Químicas: Realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos devem registrar o processo e discutir as reações observadas. Habilidade BNCC: EF06CI09.

10. Criação de um Diário de Observação da Natureza: Incentivar os alunos a manter um diário onde eles registram suas observações sobre a natureza ao longo de um mês, incluindo plantas, animais e mudanças climáticas. Habilidade BNCC: EF06CI10.

11. Simulação de um Ecossistema Aquático: Criar um modelo de ecossistema aquático em sala de aula, utilizando aquários e plantas aquáticas. Os alunos devem observar e registrar a interação entre os organismos. Habilidade BNCC: EF06CI11.

12. Estudo das Mudanças Climáticas: Promover uma pesquisa sobre as causas e consequências das mudanças climáticas, onde os alunos devem apresentar soluções para mitigar esses efeitos. Habilidade BNCC: EF06CI12.

13. Criação de um Mapa de Biodiversidade Local: Os alunos devem mapear a biodiversidade da região onde vivem, identificando espécies de plantas e animais. Essa atividade pode culminar em uma apresentação para a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF06CI13.

14. Experiência sobre a Capilaridade da Água: Realizar uma experiência que demonstre a capilaridade da água utilizando papel toalha e corante. Os alunos devem registrar suas observações e discutir a importância desse fenômeno na natureza. Habilidade BNCC: EF06CI14.

15. Criação de um Blog sobre Ciências: Incentivar os alunos a criar um blog onde eles podem publicar artigos sobre temas científicos que estudaram. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF06CI15.