15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências ensino fundamental 1º ano

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade interessante para o 1º ano do Ensino Fundamental é realizar experimentos com plantas. Os alunos podem plantar sementes em diferentes tipos de solo e observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI01, que aborda a observação e descrição de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Explorar o ciclo da água é fundamental para que os alunos compreendam a importância desse recurso. A atividade pode incluir a construção de um diagrama do ciclo da água, onde os alunos desenham e explicam cada etapa. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI02, que trata da identificação e descrição de fenômenos naturais.

3. Animais e Seus Habitats

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes animais e seus habitats, criando um mural com imagens e informações. Essa atividade promove a habilidade EF01CI03, que envolve a identificação de características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências simples com ímãs pode ser uma atividade divertida e educativa. Os alunos podem testar quais objetos são atraídos pelos ímãs e registrar suas descobertas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI04, que envolve a exploração de propriedades de materiais.

5. Observação do Céu

Uma atividade ao ar livre que envolve a observação do céu pode ser muito enriquecedora. Os alunos podem desenhar o céu em diferentes momentos do dia e discutir as mudanças que observam. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI05, que trata da observação de fenômenos celestes.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para observar o crescimento de plantas e a interação entre diferentes seres vivos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI06, que envolve a compreensão das relações entre os seres vivos e o ambiente.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar um experimento simples que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo pode ser fascinante. Os alunos podem observar como os dois líquidos não se misturam e discutir o porquê disso acontecer. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI07, que envolve a exploração de propriedades de líquidos.

8. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre a natureza ao longo do mês. Essa atividade promove a habilidade EF01CI08, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

9. Jogo da Alimentação dos Animais

Um jogo educativo onde os alunos precisam associar diferentes animais aos seus alimentos pode ser uma maneira divertida de aprender sobre a cadeia alimentar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI09, que trata das relações alimentares entre os seres vivos.

10. Experiência com Som e Vibração

Os alunos podem explorar como diferentes objetos produzem som e como as vibrações estão relacionadas a isso. A atividade pode incluir a construção de instrumentos musicais simples. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI10, que envolve a exploração de fenômenos sonoros.