15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências educação infantil

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com crianças da educação infantil é o cultivo de plantas. Os alunos podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas ao semear sementes em pequenos vasos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de observar e registrar fenômenos naturais, promovendo a curiosidade e o cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG01.

2. Observação do Tempo

Outra ideia é criar um diário do tempo, onde as crianças possam registrar as condições climáticas ao longo da semana. Elas podem desenhar ou escrever sobre o que observam, como sol, chuva ou nuvens. Essa atividade estimula a percepção e a linguagem, além de estar alinhada à habilidade de observar e registrar fenômenos meteorológicos. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG02.

3. Experiência com Água

Realizar experiências com água é uma forma divertida de ensinar conceitos científicos. As crianças podem explorar a flutuação de objetos, a evaporação e a mistura de líquidos. Essa atividade promove a investigação e a curiosidade, alinhando-se à habilidade de investigar e experimentar. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG03.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas e flores para criar um herbário. Essa atividade permite que as crianças aprendam sobre a diversidade das plantas e a importância da preservação ambiental. Além disso, elas podem descrever as características de cada planta, desenvolvendo habilidades de observação e descrição. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG04.

5. Experimentos com Magnetismo

Uma atividade interessante é explorar o magnetismo com ímãs. As crianças podem testar quais objetos são atraídos pelos ímãs e quais não são. Essa experiência ajuda a desenvolver a curiosidade científica e a habilidade de formular hipóteses. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG05.

6. Montagem de um Ecossistema

Os alunos podem criar um pequeno ecossistema em uma garrafa PET, incluindo terra, plantas e pequenos insetos. Essa atividade ensina sobre a interdependência dos seres vivos e a importância dos ecossistemas. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG06.

7. Jogos de Classificação

Promover jogos de classificação de animais e plantas pode ser uma forma lúdica de ensinar sobre a biodiversidade. As crianças podem agrupar os seres vivos por características como habitat, alimentação e aparência. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a observação. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG07.

8. Experiência com Som

Explorar os sons da natureza é uma atividade que pode ser realizada ao ar livre. As crianças podem identificar diferentes sons, como o canto dos pássaros e o barulho do vento. Essa atividade promove a escuta ativa e a observação do ambiente. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG08.

9. Criação de um Mapa do Bairro

Os alunos podem desenhar um mapa do bairro, identificando elementos naturais e construídos. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de espaço e a importância do meio ambiente na vida cotidiana. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG09.

10. Experimentos com Sementes

Por fim, realizar experimentos com diferentes tipos de sementes pode ser uma atividade enriquecedora. As crianças podem observar o crescimento das plantas a partir de sementes e discutir as condições necessárias para o desenvolvimento. Habilidade BNCC: CIENCIAS – EI02CG10.