15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 5º ano os sentidos

1. Experiência com os Sentidos: A Caixa Misteriosa

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma caixa fechada contendo diferentes objetos. Cada grupo deve explorar os objetos apenas com o tato, sem olhar. Após a exploração, os alunos devem descrever o que sentiram e tentar adivinhar o que é cada objeto. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI01, que envolve a observação e descrição de características dos seres vivos e não vivos.

2. A Experiência do Sabor: Degustação às Cegas

Os alunos participarão de uma degustação às cegas, onde provarão diferentes alimentos e deverão identificar sabores e texturas. Após a atividade, cada aluno deve escrever sobre a experiência, relacionando os sabores com os sentidos. Essa atividade atende à habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI02, que trata da percepção dos sentidos e suas interações.

3. Caminhada Sensorial

Organize uma caminhada pelo ambiente escolar ou por um parque próximo, onde os alunos devem prestar atenção aos sons, cheiros e texturas ao seu redor. Eles devem anotar suas observações e discutir em grupo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI03, que envolve a investigação e análise de fenômenos naturais.

4. Jogo dos Sons

Crie um jogo onde os alunos devem identificar sons de diferentes instrumentos musicais ou sons da natureza. Os alunos podem gravar os sons e, em seguida, apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI04, que envolve a exploração e a identificação de sons e suas fontes.

5. Experiência Olfativa: Identificando Cheiros

Prepare frascos com diferentes substâncias que possuem cheiros distintos (ex: café, baunilha, limão). Os alunos devem cheirar e tentar identificar cada substância, registrando suas impressões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI05, que trata da percepção olfativa e suas características.

6. Arte com Texturas

Os alunos devem criar uma colagem utilizando diferentes materiais que proporcionem texturas variadas (papel, tecido, areia, etc.). Após a criação, cada aluno deve apresentar sua obra e descrever as texturas utilizadas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI06, que envolve a exploração de materiais e suas propriedades.

7. Mapa dos Sentidos

Os alunos devem criar um mapa que represente os diferentes sentidos e suas interações com o ambiente. Eles podem incluir desenhos, colagens e descrições. Essa atividade atende à habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI07, que envolve a representação de fenômenos naturais e suas relações.

8. Experimento da Luz: Cores e Sombras

Utilizando lanternas e objetos de diferentes cores, os alunos devem explorar como a luz interage com os objetos, criando sombras e cores. Eles devem registrar suas observações e discutir os resultados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI08, que trata da investigação das propriedades da luz.

9. Teatro dos Sentidos

Os alunos devem criar uma pequena peça de teatro onde cada personagem representa um dos sentidos. Eles devem explorar como cada sentido contribui para a percepção do mundo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI09, que envolve a comunicação e a expressão de ideias.

10. Experiência de Tato: Texturas Naturais

Os alunos devem coletar diferentes elementos da natureza (folhas, pedras, cascas) e explorar suas texturas. Em seguida, devem criar um mural sensorial com as amostras e descrever suas características. Essa atividade atende à habilidade BNCC CIÊNCIAS 5º ANO – EF05CI10, que envolve a observação e descrição de elementos naturais.