15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 4ª série

1. Experimentos com Plantas

Os alunos podem realizar experimentos simples para observar o crescimento de diferentes tipos de plantas em condições variadas, como luz, água e solo. Essa atividade permite que eles compreendam a importância da fotossíntese e dos nutrientes. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.1.

2. Ciclo da Água

Uma atividade prática que envolve a criação de um ciclo da água em miniatura utilizando garrafas plásticas. Os alunos podem observar a evaporação, condensação e precipitação, compreendendo melhor esse ciclo natural. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.2.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com recortes de animais, classificando-os em vertebrados e invertebrados. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações sobre as características de cada grupo. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.3.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experiências com ímãs e objetos metálicos para explorar o conceito de magnetismo. Os alunos podem descobrir quais materiais são atraídos e quais não são, além de entender a força magnética. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.4.

5. Observação do Céu

Organizar uma atividade de observação do céu, onde os alunos podem registrar as fases da lua e identificar constelações. Essa atividade ajuda a desenvolver o interesse pela astronomia e a compreensão dos fenômenos celestes. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.5.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários para estudar ecossistemas fechados. Essa atividade permite que eles observem as interações entre plantas, solo e água, além de entenderem a importância da biodiversidade. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.6.

7. Experimentos com Sementes

Realizar a germinação de diferentes sementes em condições controladas, como luz e temperatura. Os alunos podem registrar o crescimento e discutir os fatores que influenciam o desenvolvimento das plantas. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.7.

8. Análise de Solo

Coletar amostras de solo de diferentes locais e analisar suas características, como textura e cor. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a importância do solo para o meio ambiente e a agricultura. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.8.

9. Criação de Cartazes sobre Ecologia

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância da preservação ambiental e os impactos da poluição. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização sobre questões ecológicas. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.9.

10. Jogo de Perguntas sobre Ciências

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados em ciências. Essa atividade lúdica ajuda a fixar o conhecimento de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.10.

11. Experiência com Água e Óleo

Realizar uma experiência simples para observar a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem discutir as propriedades dos líquidos e suas aplicações no cotidiano. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.11.

12. Estudo de Insetos

Organizar uma atividade de campo para observar e catalogar diferentes tipos de insetos. Os alunos podem aprender sobre a biodiversidade e a importância dos insetos no ecossistema. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.12.

13. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram fenômenos naturais, como mudanças climáticas e comportamentos de animais. Essa atividade estimula a curiosidade científica e a observação crítica. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.13.

14. Experiência com Reações Químicas

Realizar experiências simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos podem observar as mudanças e discutir os conceitos de reação e produto. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.14.

15. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural para que os alunos possam observar a flora e fauna locais. Essa atividade proporciona uma experiência prática e direta com a natureza, reforçando a importância da conservação. Habilidade BNCC: CIENCIAS 4º ANO – 4.15.