15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 4º ano plantas

1. Observação de Plantas

Uma atividade prática que envolve levar os alunos para um passeio ao ar livre, onde eles poderão observar diferentes tipos de plantas. Os alunos devem registrar suas observações em um caderno, anotando características como cor, forma das folhas e altura. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI01, que aborda a observação e descrição de seres vivos.

2. Montagem de Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e montá-las em um herbário. Essa atividade permite que eles aprendam sobre a diversidade de plantas e suas características. A habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI02 é contemplada, pois envolve a classificação e identificação de espécies vegetais.

3. Experimento com Germinação

Realizar um experimento para observar o processo de germinação de sementes. Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes em copos plásticos e acompanhar seu crescimento ao longo das semanas. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI03, que trata do ciclo de vida das plantas.

4. Criação de um Diário de Bordo

Criar um diário de bordo onde os alunos registram o crescimento das plantas que estão cuidando. Eles devem anotar a data, as condições climáticas e as mudanças observadas. Essa atividade atende à habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI04, que envolve a observação sistemática de fenômenos naturais.

5. Estudo sobre Plantas Medicinais

Os alunos podem pesquisar sobre plantas medicinais e suas propriedades. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI05, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem participar da criação de um jardim vertical na escola. Essa atividade envolve planejamento, escolha das plantas e cuidados com o cultivo. A habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI06 é contemplada, pois envolve a interação com o ambiente e a sustentabilidade.

7. Jogo de Classificação de Plantas

Desenvolver um jogo onde os alunos devem classificar diferentes plantas em grupos, como árvores, arbustos e ervas. Essa atividade promove o aprendizado sobre a diversidade vegetal e está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI07, que envolve a classificação de seres vivos.

8. Experiência com Fotossíntese

Realizar uma experiência simples para demonstrar o processo de fotossíntese. Os alunos podem usar plantas em vasos e observar as mudanças em suas folhas ao longo do tempo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI08, que aborda a importância da fotossíntese para os seres vivos.

9. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre diferentes tipos de plantas e suas funções no ecossistema. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI09, que envolve a comunicação de informações científicas.

10. Visita a um Viveiro de Plantas

Organizar uma visita a um viveiro de plantas, onde os alunos podem aprender sobre o cultivo e a produção de diferentes espécies. Essa atividade proporciona uma experiência prática e está alinhada com a habilidade BNCC CIÊNCIAS 4º ANO – EF04CI10, que trata da relação entre os seres humanos e a natureza.