15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 3º ano

1. Experimento com Plantas

Realizar um experimento com diferentes tipos de sementes, utilizando vasos com terra e água. Os alunos devem observar e registrar o crescimento das plantas ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI01), que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um diagrama do ciclo da água, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo e sua importância para a vida. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI02), que trata da compreensão dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Promover uma atividade em que os alunos classifiquem diferentes animais em grupos, como mamíferos, aves, répteis, etc. Essa atividade estimula a pesquisa e a discussão em grupo, alinhando-se à habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI03), que envolve a classificação de seres vivos.

4. Observação de Insetos

Levar os alunos para um passeio ao ar livre para observar insetos em seu habitat natural. Eles devem anotar as características dos insetos encontrados e discutir suas funções no ecossistema. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI04), que envolve a observação de seres vivos.

5. Experiência com Magnetismo

Realizar uma atividade prática onde os alunos experimentam com ímãs e objetos metálicos. Eles devem registrar quais objetos são atraídos e quais não são, promovendo a curiosidade científica. A habilidade correspondente é CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI05), que aborda propriedades de materiais.

6. Construção de Terrários

Os alunos podem construir terrários em garrafas PET, observando a interação entre plantas e o ambiente. Essa atividade promove a compreensão dos ecossistemas e está alinhada à habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI06), que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Experimentos com Água e Óleo

Realizar um experimento simples para demonstrar a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos devem observar e registrar o que acontece quando os dois líquidos são misturados. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI07), que envolve a investigação de propriedades de substâncias.

8. Criação de Cartazes sobre Animais em Extinção

Os alunos devem pesquisar sobre animais em extinção e criar cartazes informativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização sobre a preservação ambiental, alinhando-se à habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI08), que trata da conservação da biodiversidade.

9. Experiência com Som e Vibrações

Realizar uma atividade onde os alunos experimentam diferentes objetos para produzir sons e observar como as vibrações geram som. Essa atividade está alinhada à habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI09), que aborda a produção e propagação de sons.

10. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural, onde os alunos podem observar a fauna e flora local. Eles devem fazer anotações sobre o que aprenderam e discutir a importância da preservação desses ambientes. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS 3º ANO – Habilidade: (EF03CI10), que envolve a observação de ambientes naturais.