15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 1º ano

1. Experiência com Plantas

Uma atividade prática que envolve o plantio de sementes em pequenos vasos. Os alunos podem observar o crescimento das plantas ao longo do tempo, registrando em um diário de bordo. Essa atividade está alinhada com a habilidade CIENCIAS1-1, que aborda a observação de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Utilizando um recipiente transparente, os alunos podem criar um mini ecossistema para observar o ciclo da água. A atividade envolve a evaporação, condensação e precipitação, permitindo que os alunos compreendam a importância da água. Essa atividade atende à habilidade CIENCIAS1-2.

3. Classificação de Animais

Os alunos podem criar um mural com imagens de diferentes animais, classificando-os em grupos como mamíferos, aves, répteis, entre outros. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-3.

4. Experimentos com Magnetismo

Com ímãs e objetos variados, os alunos podem explorar quais materiais são atraídos pelo magnetismo. Essa atividade prática ajuda a entender conceitos de força e magnetismo, conforme a habilidade CIENCIAS1-4.

5. Observação do Céu

Realizar uma atividade de observação do céu em diferentes horários do dia, registrando as mudanças. Os alunos podem desenhar o que veem e discutir sobre as nuvens, sol e estrelas, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-5.

6. Experiência com Sensações

Os alunos podem explorar os cinco sentidos através de uma atividade sensorial, onde devem identificar diferentes texturas, cheiros e sabores. Essa atividade promove a percepção e a descrição, conforme a habilidade CIENCIAS1-6.

7. Construção de Habitat

Os alunos podem criar um modelo de habitat para um animal específico, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre os ambientes naturais, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-7.

8. Experiência com Som

Utilizando instrumentos musicais simples, os alunos podem explorar a produção de sons e suas características. Essa atividade ajuda a entender a física do som, conforme a habilidade CIENCIAS1-8.

9. Observação de Insetos

Os alunos podem sair para observar insetos em seu habitat natural, registrando suas características e comportamentos. Essa atividade incentiva a curiosidade e a pesquisa, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-9.

10. Experiência com Luz e Sombra

Com lanternas e objetos, os alunos podem explorar como a luz cria sombras e como elas se alteram. Essa atividade ajuda a entender conceitos de luz e sombra, conforme a habilidade CIENCIAS1-10.

11. Jogo da Alimentação

Os alunos podem participar de um jogo onde devem classificar alimentos em grupos como frutas, verduras e proteínas. Essa atividade promove a compreensão sobre alimentação saudável, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-11.

12. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza ao longo de um mês. Essa atividade estimula a escrita e a observação, conforme a habilidade CIENCIAS1-12.

13. Experiência com Temperatura

Os alunos podem medir a temperatura de diferentes líquidos utilizando termômetros. Essa atividade ajuda a entender a temperatura e suas variações, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-13.

14. Montagem de um Quebra-Cabeça de Ecossistemas

Os alunos podem montar um quebra-cabeça que representa diferentes ecossistemas, discutindo as interações entre os seres vivos e o ambiente. Essa atividade promove o entendimento sobre biodiversidade, conforme a habilidade CIENCIAS1-14.

15. Experiência com a Flutuação

Os alunos podem realizar experimentos para descobrir quais objetos flutuam e quais afundam em água. Essa atividade ajuda a entender conceitos de densidade e flutuação, alinhando-se à habilidade CIENCIAS1-15.