15 Ideias de Atividades (BNCC) chegada dos portugueses ao Brasil

1. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo fictício, onde registram a jornada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade permite que os estudantes explorem a narrativa histórica, utilizando a habilidade EF15HI01 da BNCC, que trata da produção de textos de diferentes gêneros.

2. Mapa Interativo da Chegada dos Portugueses

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem elaborar um mapa interativo que mostre os principais pontos de chegada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

3. Debate sobre a Colonização

Promover um debate em sala de aula sobre os impactos da chegada dos portugueses no Brasil, abordando diferentes perspectivas. Essa atividade é alinhada à habilidade EF15HI02, que incentiva a análise crítica de fontes históricas.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente a chegada dos portugueses e o encontro com os indígenas. Essa atividade estimula a criatividade e se relaciona com a habilidade EF15AR01, que trata da expressão artística.

5. Produção de um Vídeo Documentário

Os estudantes podem produzir um vídeo documentário sobre a chegada dos portugueses, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI01, que envolve a utilização de diferentes linguagens para comunicar ideias.

6. Linha do Tempo Histórica

Os alunos podem criar uma linha do tempo que destaque os eventos principais da chegada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15HI03, que envolve a organização cronológica de eventos históricos.

7. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos podem realizar entrevistas fictícias com personagens históricos, como Pedro Álvares Cabral ou indígenas da época. Essa atividade se conecta à habilidade EF15HI04, que envolve a construção de narrativas históricas.

8. Criação de Cartazes Informativos

Os estudantes podem criar cartazes informativos sobre a chegada dos portugueses, abordando aspectos culturais e sociais. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR02, que trata da produção de trabalhos artísticos.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos informativos.

10. Análise de Fontes Históricas

Os alunos podem analisar diferentes fontes históricas sobre a chegada dos portugueses, como cartas e relatos de viajantes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15HI05, que envolve a análise crítica de documentos históricos.