15 Ideias de Atividades (BNCC) charge

1. Criação de Charges sobre Temas Sociais

Os alunos podem criar charges que abordem temas sociais relevantes, como desigualdade, racismo ou meio ambiente. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a expressão artística. Os códigos de habilidades da BNCC relacionados incluem: EM13CHS101 e EM13CHS102.

2. Análise de Charges Famosas

Proponha que os alunos analisem charges de cartunistas renomados, discutindo o contexto histórico e social em que foram criadas. Essa atividade desenvolve a habilidade de interpretação e análise crítica. Habilidades BNCC: EM13CHS103 e EM13CHS104.

3. Produção de Charge em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada um produza uma charge sobre um tema específico. Após a produção, os grupos devem apresentar suas obras e explicar o conceito por trás delas. Habilidades BNCC: EM13CHS105 e EM13CHS106.

4. Debate sobre Charges Políticas

Realize um debate em sala de aula sobre charges que abordam questões políticas atuais. Os alunos devem trazer exemplos e defender suas opiniões, desenvolvendo habilidades argumentativas. Habilidades BNCC: EM13CHS107 e EM13CHS108.

5. Criação de um Jornal de Charges

Os alunos podem criar um jornal escolar que inclua charges sobre eventos atuais. Essa atividade estimula a pesquisa e a produção textual, além de promover o trabalho em equipe. Habilidades BNCC: EM13CHS109 e EM13CHS110.

6. Estudo de Estilos de Charges

Os alunos devem pesquisar diferentes estilos de charges e apresentar suas características. Essa atividade ajuda a entender a diversidade de linguagens e técnicas utilizadas no humor gráfico. Habilidades BNCC: EM13CHS111 e EM13CHS112.

7. Criação de Charge Digital

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar charges eletrônicas. Essa atividade incentiva o uso de tecnologia e a criatividade, além de permitir a divulgação nas redes sociais. Habilidades BNCC: EM13CHS113 e EM13CHS114.

8. Análise de Impacto de Charges na Sociedade

Proponha que os alunos analisem como charges influenciam a opinião pública e a sociedade. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e análise crítica. Habilidades BNCC: EM13CHS115 e EM13CHS116.

9. Criação de Charge para Campanha Social

Os alunos podem criar charges que promovam campanhas sociais, como a conscientização sobre o uso de máscaras ou a importância da vacinação. Essa atividade une arte e responsabilidade social. Habilidades BNCC: EM13CHS117 e EM13CHS118.

10. Exposição de Charges na Escola

Organize uma exposição na escola com as charges criadas pelos alunos. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico e a interação com a comunidade escolar. Habilidades BNCC: EM13CHS119 e EM13CHS120.

11. Criação de Charge em Formato de Vídeo

Os alunos podem transformar suas charges em vídeos animados, utilizando softwares de animação. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de novas tecnologias. Habilidades BNCC: EM13CHS121 e EM13CHS122.

12. Discussão sobre a Ética nas Charges

Promova uma discussão sobre a ética na produção de charges, abordando limites do humor e respeito às diferenças. Essa atividade desenvolve a empatia e a reflexão crítica. Habilidades BNCC: EM13CHS123 e EM13CHS124.

13. Criação de Charge para Redes Sociais

Os alunos podem criar charges voltadas para as redes sociais, aprendendo sobre a linguagem e o impacto das mídias digitais. Habilidades BNCC: EM13CHS125 e EM13CHS126.

14. Estudo de Charges em Diferentes Culturas

Os alunos devem pesquisar como diferentes culturas utilizam charges para expressar suas opiniões e críticas. Essa atividade promove a diversidade cultural e a compreensão global. Habilidades BNCC: EM13CHS127 e EM13CHS128.

15. Criação de Charge sobre a História do Brasil

Os alunos podem criar charges que retratem momentos históricos do Brasil, estimulando o interesse pela história e a criatividade. Habilidades BNCC: EM13CHS129 e EM13CHS130.