15 Ideias de Atividades (BNCC) cartografia 6º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Os alunos podem criar um mapa mundi interativo utilizando ferramentas digitais, como Google Maps ou aplicativos de mapeamento. A atividade envolve a pesquisa de diferentes países, suas características geográficas e culturais. Os alunos devem apresentar informações sobre a localização, clima, vegetação e aspectos culturais de pelo menos três países. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF06GE01), que aborda a leitura e interpretação de mapas e a compreensão das relações espaciais.

2. Criação de Mapas Temáticos

Nesta atividade, os alunos devem desenvolver mapas temáticos que representem dados específicos, como a distribuição da população, recursos naturais ou áreas de preservação ambiental. Utilizando papel, canetas coloridas e régua, os estudantes devem apresentar informações de forma visual e clara. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF06GE02), que incentiva a análise e a interpretação de diferentes representações cartográficas.

3. Jogo de Caça ao Tesouro Cartográfico

Os alunos participam de um jogo de caça ao tesouro onde devem seguir pistas baseadas em coordenadas geográficas. As pistas podem ser distribuídas em diferentes locais da escola ou em um espaço aberto. Essa atividade estimula o raciocínio espacial e a compreensão das coordenadas, alinhando-se à habilidade BNCC (EF06GE03), que envolve a utilização de coordenadas para localizar lugares.

4. Análise de Mapas Históricos

Os alunos devem pesquisar e analisar mapas históricos de diferentes períodos, como a colonização do Brasil ou a expansão territorial. A atividade envolve a comparação entre mapas antigos e atuais, discutindo as mudanças geográficas ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF06GE04), que trata da análise de transformações no espaço geográfico ao longo da história.

5. Projeto de Mapeamento da Escola

Os alunos devem criar um mapa da escola, identificando diferentes áreas, como salas de aula, biblioteca, quadra e outros espaços. A atividade pode incluir a medição de distâncias e a representação em escala. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF06GE05), que envolve a representação e a leitura de diferentes tipos de mapas.

6. Estudo de Cartas Náuticas

Os alunos devem estudar cartas náuticas e compreender os símbolos e escalas utilizadas. A atividade pode incluir a simulação de navegação, onde os alunos devem seguir uma rota utilizando a carta. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF06GE06), que aborda a leitura e interpretação de diferentes tipos de representações cartográficas, incluindo cartas náuticas.

7. Mapa da Diversidade Cultural

Os alunos devem criar um mapa que represente a diversidade cultural do Brasil, incluindo informações sobre diferentes etnias, tradições e festividades. A atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo pesquisa uma região específica. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF06GE07), que trata da compreensão da diversidade cultural e suas representações no espaço geográfico.

8. Simulação de Desastres Naturais

Nesta atividade, os alunos devem simular um desastre natural, como um terremoto ou uma inundação, e criar um mapa que represente as áreas afetadas. Eles devem discutir as consequências e as medidas de prevenção. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF06GE08), que envolve a análise dos impactos de fenômenos naturais no espaço geográfico.

9. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem desenvolver um mapa que represente as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. A atividade pode incluir a pesquisa sobre a exploração desses recursos e suas consequências. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC (EF06GE09), que aborda a relação entre recursos naturais e desenvolvimento sustentável.

10. Debate sobre Uso do Solo

Os alunos devem pesquisar e debater sobre o uso do solo em diferentes regiões do Brasil, criando um mapa que represente as principais atividades econômicas, como agricultura, pecuária e indústria. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF06GE10), que trata da análise das relações entre o espaço geográfico e as atividades humanas.