15 Ideias de Atividades (BNCC) carboidratos

1. Jogo da Memória dos Carboidratos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham diferentes tipos de carboidratos, como pães, massas, arroz e batatas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, associando os alimentos às suas características nutricionais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a identificação de alimentos e suas propriedades.

2. Mapa Mental dos Carboidratos

Os alunos podem desenvolver um mapa mental sobre os carboidratos, incluindo suas funções no organismo, fontes alimentares e a diferença entre carboidratos simples e complexos. Essa atividade estimula a habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a organização de informações e a construção de conceitos.

3. Experimento de Digestão de Carboidratos

Realize um experimento simples para demonstrar a digestão de carboidratos. Utilize amido e água morna, e mostre como a saliva inicia o processo de digestão. Os alunos podem observar as mudanças e discutir a importância dos carboidratos na alimentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI03, que trata do estudo dos processos biológicos.

4. Criação de Receitas Saudáveis

Peça aos alunos que criem receitas saudáveis que incluam carboidratos integrais. Eles devem apresentar os ingredientes e o modo de preparo, além de discutir os benefícios dos carboidratos integrais em comparação aos refinados. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI04, que envolve a elaboração de propostas de alimentação saudável.

5. Debate sobre Carboidratos na Dieta

Organize um debate em sala de aula sobre a importância dos carboidratos na dieta. Os alunos podem pesquisar diferentes opiniões e apresentar argumentos sobre o consumo de carboidratos, promovendo a habilidade BNCC EF15CI05, que estimula a argumentação e o respeito às opiniões divergentes.

6. Análise de Rótulos de Alimentos

Os alunos devem trazer rótulos de alimentos que contenham carboidratos e analisá-los em grupos. Eles podem discutir a quantidade de carboidratos, a presença de açúcares e outros nutrientes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI06, que envolve a leitura e interpretação de informações em rótulos.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre os diferentes tipos de carboidratos e suas funções. Os cartazes devem ser expostos na escola, promovendo a conscientização sobre a alimentação saudável. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI07, que envolve a produção de materiais informativos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre carboidratos, onde os alunos devem responder questões sobre suas funções, tipos e fontes. Essa atividade pode ser realizada em formato de quiz, estimulando a habilidade BNCC EF15CI08, que trata da pesquisa e do conhecimento sobre temas de saúde.

9. Pesquisa sobre Carboidratos em Diferentes Culturas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre como diferentes culturas utilizam carboidratos em suas dietas. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a habilidade BNCC EF15CI09, que envolve a valorização da diversidade cultural e alimentar.

10. Criação de um Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando a quantidade de carboidratos consumidos. Após a semana, eles devem analisar seus hábitos e discutir em grupo como podem melhorar sua alimentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI10, que envolve a reflexão sobre hábitos alimentares.