15 Ideias de Atividades (BNCC) Capoeira na Escola

1. Introdução à Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina elementos de luta, dança, música e acrobacias. Para os professores, é essencial introduzir os alunos a essa prática, promovendo não apenas o aprendizado físico, mas também o entendimento de sua história e significado. A atividade pode incluir uma breve apresentação sobre a origem da Capoeira, suas influências africanas e seu papel na cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogos de Capoeira

Os jogos de Capoeira são uma forma divertida de ensinar os alunos sobre a dinâmica da luta. Os professores podem organizar uma roda de Capoeira, onde os alunos se revezam para mostrar suas habilidades. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Música e Ritmo na Capoeira

A música é um componente vital da Capoeira. Os alunos podem aprender a tocar instrumentos tradicionais, como o berimbau e o pandeiro, enquanto cantam músicas típicas. Essa atividade não só ensina sobre a musicalidade da Capoeira, mas também promove a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Movimentos Básicos de Capoeira

Os professores podem ensinar os movimentos básicos da Capoeira, como a ginga, o au e o martelo. A prática desses movimentos ajuda os alunos a desenvolverem força, flexibilidade e equilíbrio. É importante que os alunos pratiquem em duplas, para que possam aprender a se movimentar em relação ao parceiro. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. História da Capoeira

Uma atividade interessante é a pesquisa sobre a história da Capoeira. Os alunos podem dividir-se em grupos e apresentar diferentes aspectos, como a Capoeira na época colonial, sua proibição e a luta pela liberdade. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a pesquisa histórica. Habilidade BNCC: EF15HI01.

6. Capoeira e Educação Física

Integrar a Capoeira nas aulas de Educação Física pode ser uma excelente maneira de diversificar as atividades. Os professores podem criar um plano de aula que inclua exercícios de Capoeira, enfatizando a importância da atividade física e da saúde. Habilidade BNCC: EF15EF05.

7. Capoeira e Valores Sociais

A Capoeira é rica em valores como respeito, solidariedade e disciplina. Os professores podem promover discussões sobre esses valores e como eles se aplicam na vida cotidiana dos alunos. Essa atividade ajuda a formar cidadãos mais conscientes e respeitosos. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Apresentação de Capoeira

Os alunos podem organizar uma apresentação de Capoeira para a comunidade escolar. Essa atividade não só incentiva a prática da Capoeira, mas também desenvolve habilidades de apresentação e autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Capoeira e Dança

Os professores podem explorar a relação entre Capoeira e dança, ensinando coreografias que incorporam movimentos de Capoeira. Essa atividade é uma ótima maneira de estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Capoeira e Inclusão

A Capoeira pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão. Os professores podem criar atividades adaptadas para alunos com diferentes habilidades, garantindo que todos possam participar e se beneficiar da prática. Habilidade BNCC: EF15EF06.