15 Ideias de Atividades (BNCC) Capoeira Infantil

1. Introdução à Capoeira

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que combina elementos de luta, dança, música e acrobacias. Para introduzir os alunos ao universo da Capoeira, uma atividade inicial pode ser a apresentação de vídeos curtos que mostrem diferentes estilos e movimentos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a valorização das manifestações culturais brasileiras.

2. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma parte fundamental da Capoeira e podem ser adaptados para o ambiente escolar. Os alunos podem formar um círculo e, ao som de músicas de Capoeira, realizar movimentos de dança e luta. Essa atividade estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que trata da prática de atividades corporais em grupo.

3. Aprendendo os Movimentos Básicos

Uma atividade prática que pode ser realizada é o ensino dos movimentos básicos da Capoeira, como o ginga, a rasteira e o au. Os alunos podem ser divididos em duplas para praticar esses movimentos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF03, que envolve a execução de movimentos corporais em diferentes contextos.

4. Criação de Coreografias

Os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias coreografias utilizando os movimentos aprendidos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a autonomia dos alunos. A habilidade BNCC EF15EF04 é contemplada, pois envolve a criação e a apresentação de coreografias em grupo.

5. Música e Ritmo na Capoeira

A música é um elemento essencial na Capoeira. Uma atividade interessante é ensinar aos alunos as músicas tradicionais e seus significados. Os alunos podem, então, criar instrumentos simples, como chocalhos, para acompanhar as canções. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15EF05, que aborda a relação entre música e movimento.

6. História da Capoeira

Uma atividade educativa pode ser a pesquisa sobre a história da Capoeira e suas origens. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações orais. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF06, que envolve a compreensão das manifestações culturais e suas histórias.

7. Capoeira e Inclusão

Promover a inclusão é fundamental. Uma atividade pode ser a adaptação dos movimentos da Capoeira para alunos com diferentes habilidades. Isso pode incluir o uso de cadeiras ou a prática de movimentos em solo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF07, que trata da valorização da diversidade e da inclusão nas práticas corporais.

8. Desafios de Capoeira

Os alunos podem participar de desafios de Capoeira, onde terão que executar movimentos específicos em um tempo determinado. Essa atividade promove a competitividade saudável e o desenvolvimento da resistência física. A habilidade BNCC EF15EF08 é contemplada, pois envolve a superação de desafios em atividades físicas.

9. Capoeira e Jogos Populares

Integrar a Capoeira com jogos populares pode ser uma forma divertida de ensinar. Os alunos podem criar um jogo que combine elementos da Capoeira com brincadeiras tradicionais, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF09, que aborda a relação entre diferentes práticas culturais e corporais.

10. Apresentação Final

Para encerrar o ciclo de atividades, os alunos podem organizar uma apresentação de Capoeira para a comunidade escolar. Essa atividade não só reforça o aprendizado, mas também promove a valorização da cultura local. A habilidade BNCC EF15EF10 é contemplada, pois envolve a apresentação de atividades culturais para o público.