15 Ideias de Atividades (BNCC) capacidades físicas

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e o desenvolvimento da resistência aeróbica. Os alunos são divididos em grupos e cada membro deve correr uma distância determinada antes de passar o bastão para o próximo. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade, e está alinhada à habilidade BNCC EF09EF01, que aborda a prática de atividades físicas em grupo.

2. Circuito de Capacidades Físicas

Montar um circuito que inclua estações para diferentes capacidades físicas, como força, resistência, agilidade e flexibilidade. Os alunos devem passar por cada estação, realizando atividades específicas, como flexões, saltos, e alongamentos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09EF02, que enfatiza a importância da diversidade de práticas corporais.

3. Jogo do Futsal Adaptado

O futsal adaptado é uma excelente maneira de trabalhar a coordenação motora e a resistência. Os alunos podem jogar em equipes, com regras adaptadas para garantir a inclusão de todos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF09EF03, que trata da prática de esportes coletivos e suas regras.

4. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que desenvolve a coordenação, o ritmo e a socialização entre os alunos. Os professores podem ensinar diferentes estilos de dança, como samba, forró e valsa, promovendo a expressão corporal. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF09EF04, que aborda a importância da dança como forma de manifestação cultural.

5. Jogos de Tabuleiro com Movimento

Integrar jogos de tabuleiro com atividades físicas, onde os alunos devem realizar movimentos específicos ao cair em determinadas casas. Por exemplo, ao cair em uma casa que indica “pule 10 vezes”, os alunos devem realizar a atividade. Essa proposta está alinhada à habilidade BNCC EF09EF05, que estimula a criatividade e a ludicidade nas práticas corporais.

6. Atividades Aquáticas

As atividades aquáticas, como natação e jogos na piscina, são ótimas para desenvolver a resistência e a força muscular. Os alunos podem participar de competições amistosas ou jogos, promovendo a socialização e a diversão. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF09EF06, que enfatiza a importância da atividade física no ambiente aquático.

7. Yoga para Crianças

O yoga é uma prática que promove a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Os professores podem ensinar posturas simples e técnicas de respiração, adaptadas para crianças. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF09EF07, que aborda a prática de atividades que promovem o bem-estar físico e mental.

8. Gincana de Capacidades Físicas

Organizar uma gincana com diferentes provas que desafiem as capacidades físicas dos alunos, como corrida de saco, arremesso de bola e corrida de obstáculos. Essa atividade promove a competição saudável e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF09EF08, que trata da participação em eventos esportivos.

9. Atividades de Lazer ao Ar Livre

Promover atividades de lazer ao ar livre, como caminhadas, trilhas e piqueniques, que incentivem a prática de atividades físicas em contato com a natureza. Essa proposta está alinhada à habilidade BNCC EF09EF09, que enfatiza a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar.

10. Jogos de Imitação

Os jogos de imitação são uma forma divertida de desenvolver a coordenação motora e a criatividade. Os alunos podem imitar diferentes animais ou personagens, realizando movimentos que estimulem a agilidade e a força. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF09EF10, que aborda a expressão corporal e a criatividade nas práticas de movimento.