15 Ideias de Atividades (BNCC) cantigas de roda maternal

1. Cantiga da Roda

A primeira atividade consiste em ensinar a cantiga “A Roda”. Os alunos se sentam em círculo e, ao som da música, realizam movimentos de roda. Essa atividade estimula a coordenação motora e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI02CG03.

2. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Após a confecção, eles poderão tocar junto com as cantigas de roda, desenvolvendo a criatividade e o ritmo. Habilidade BNCC: EI02CG01.

3. Dança das Cantigas

Proponha uma atividade de dança onde as crianças imitam os movimentos das cantigas de roda. Isso ajuda a desenvolver a expressão corporal e a memória. Habilidade BNCC: EI02CG02.

4. Contação de Histórias

Utilize as cantigas de roda como base para contar histórias. As crianças podem criar narrativas a partir das letras, estimulando a imaginação e a linguagem oral. Habilidade BNCC: EI02LP01.

5. Jogo da Memória com Letras

Crie um jogo da memória utilizando as letras das cantigas. As crianças devem encontrar pares de letras e, ao fazê-lo, cantar a cantiga correspondente. Essa atividade promove a memória e o reconhecimento de letras. Habilidade BNCC: EI02LP02.

6. Pintura e Desenho

Após ouvir as cantigas, as crianças podem desenhar ou pintar o que entenderam da música. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI02AR01.

7. Roda de Conversa

Promova uma roda de conversa onde as crianças compartilham suas cantigas favoritas. Isso desenvolve a oralidade e a escuta ativa, além de promover o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EI02LP03.

8. Atividade de Rimas

As crianças podem criar novas rimas a partir das cantigas conhecidas. Essa atividade estimula a criatividade e o desenvolvimento da linguagem. Habilidade BNCC: EI02LP04.

9. Mímica das Cantigas

Proponha uma atividade de mímica onde as crianças representam as ações das cantigas de roda. Isso ajuda a desenvolver a expressão corporal e a compreensão das letras. Habilidade BNCC: EI02CG04.

10. Criação de Novas Cantigas

Por fim, incentive as crianças a criar suas próprias cantigas de roda. Elas podem trabalhar em grupos e apresentar suas criações para a turma, promovendo a colaboração e a criatividade. Habilidade BNCC: EI02LP05.