15 Ideias de Atividades (BNCC) campo e cidade

1. Mapa do Campo e da Cidade

Os alunos podem criar um mapa que represente as características do campo e da cidade. Essa atividade pode incluir elementos como áreas verdes, construções, e espaços de convivência. Os estudantes devem pesquisar e identificar as diferenças e semelhanças entre os dois ambientes, promovendo a habilidade GEOGRAFIA – (EF02GE01), que envolve a leitura e interpretação de mapas.

2. Entrevista com Moradores

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores de áreas rurais e urbanas, coletando informações sobre o cotidiano, desafios e benefícios de viver em cada local. Essa atividade estimula a habilidade HISTÓRIA – (EF02HI01), que trata da valorização das experiências e histórias de vida das pessoas.

3. Criação de um Diário de Campo

Os estudantes podem manter um diário onde registram suas observações sobre a natureza e a vida urbana ao longo de uma semana. Essa atividade promove a habilidade CIÊNCIAS – (EF02CI01), que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais e sociais.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre as práticas sustentáveis que podem ser adotadas tanto no campo quanto na cidade. Os alunos devem pesquisar e apresentar soluções para problemas ambientais. Essa atividade está alinhada à habilidade CIÊNCIAS – (EF02CI02), que aborda a importância da preservação ambiental.

5. Produção de Vídeo

Os alunos podem produzir um vídeo curto que mostre as diferenças entre a vida no campo e na cidade, utilizando entrevistas, imagens e narrações. Essa atividade estimula a habilidade ARTES – (EF02AR01), que envolve a criação e apreciação de produções audiovisuais.

6. Visita a uma Fazenda e a um Centro Urbano

Organize uma visita a uma fazenda e a um centro urbano, onde os alunos possam observar e comparar as atividades realizadas em ambos os locais. Essa experiência prática está alinhada à habilidade GEOGRAFIA – (EF02GE02), que envolve a observação de diferentes espaços geográficos.

7. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que represente desafios e oportunidades da vida no campo e na cidade. Essa atividade promove a habilidade MATEMÁTICA – (EF02MA01), que envolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

8. Pesquisa sobre Alimentos

Os estudantes podem pesquisar sobre a origem dos alimentos que consomem, diferenciando entre os que vêm do campo e os que são produzidos na cidade. Essa atividade está alinhada à habilidade CIÊNCIAS – (EF02CI03), que aborda a relação entre alimentação e meio ambiente.

9. Criação de uma Exposição

Os alunos podem organizar uma exposição que mostre as características do campo e da cidade, utilizando cartazes, maquetes e outros recursos visuais. Essa atividade estimula a habilidade ARTES – (EF02AR02), que envolve a produção e a apreciação de exposições artísticas.

10. Contação de Histórias

Os alunos podem pesquisar e contar histórias populares que retratem a vida no campo e na cidade, promovendo a valorização da cultura local. Essa atividade está alinhada à habilidade LÍNGUA PORTUGUESA – (EF02LP01), que envolve a leitura e a produção de narrativas.