15 Ideias de Atividades (BNCC) calendário 2º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações gráficas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e memória. Esta atividade está alinhada à habilidade EF02MA01, que envolve a leitura e a escrita de números.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de trabalhar a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Plantio de Sementes

Realizar um plantio de sementes na escola ou em casa, onde os alunos podem acompanhar o crescimento das plantas. Essa atividade promove o aprendizado sobre ciências e a natureza, alinhando-se à habilidade EF02CI01, que trata sobre os seres vivos e seu ambiente.

4. Mapa do Tesouro

Os alunos podem criar um mapa do tesouro, onde devem desenhar e descrever os locais que precisam ser encontrados. Essa atividade estimula o raciocínio espacial e a interpretação de mapas, alinhando-se à habilidade EF02GE01, que envolve a leitura e a produção de mapas.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de trabalhar a habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e a interpretação de histórias.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, para observar a formação de camadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI02, que envolve a observação e a investigação de fenômenos naturais.

7. Criação de Cartazes sobre Animais

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre diferentes animais, incluindo informações sobre habitat, alimentação e características. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade EF02CI03, que envolve a pesquisa sobre seres vivos.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, utilizando conteúdos aprendidos em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de estar alinhada à habilidade EF02MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Contação de Histórias

Os alunos podem se revezar na contação de histórias, utilizando livros ou suas próprias criações. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a compreensão de narrativas.

10. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe, registrando suas atividades e aprendizados ao longo do mês. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos pessoais.