15 Ideias de Atividades (BNCC) cadeia alimentar 3º ano

1. Jogo da Cadeia Alimentar

Os alunos podem participar de um jogo interativo onde cada um representa um elemento da cadeia alimentar, como produtores, consumidores e decompositores. A atividade pode ser realizada em um espaço aberto, onde os alunos se movimentam de acordo com as regras do jogo, aprendendo sobre as interações entre os diferentes níveis da cadeia alimentar. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a identificação de seres vivos em diferentes ambientes.

2. Montagem de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a cadeia alimentar de um ecossistema específico, como uma floresta ou um oceano. Eles devem incluir imagens e informações sobre os organismos que compõem a cadeia, além de setas que indiquem as relações de alimentação. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02CI04, que trata da representação de relações entre seres vivos e seu ambiente.

3. Experimento de Decomposição

Realizar um experimento simples de decomposição com restos de alimentos em um recipiente transparente. Os alunos podem observar o processo ao longo do tempo, discutindo o papel dos decompositores na cadeia alimentar. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI05, que envolve a compreensão dos ciclos de vida e das interações entre os seres vivos.

4. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que ilustre a cadeia alimentar, incluindo diferentes níveis tróficos e exemplos de organismos em cada nível. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização do conhecimento, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a construção de conceitos e relações.

5. Pesquisa sobre Animais e Plantas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre um animal ou planta específico, identificando seu papel na cadeia alimentar. Eles devem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a habilidade BNCC EF02CI07, que incentiva a pesquisa e a apresentação de informações científicas.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a cadeia alimentar, onde os alunos devem responder a questões relacionadas aos diferentes níveis tróficos e suas interações. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02CI08, que envolve a aplicação de conhecimentos em situações práticas.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que representem a cadeia alimentar de forma lúdica. Eles devem incluir personagens que representam diferentes organismos e suas interações. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada com a habilidade BNCC EF02CI09, que incentiva a expressão artística e a comunicação de ideias.

8. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural onde os alunos possam observar a cadeia alimentar em um ecossistema real. Durante a visita, eles podem fazer anotações e discutir as interações que observam. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI10, que envolve a observação e a análise de ambientes naturais.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre a cadeia alimentar em seu entorno, como em casa ou na escola. Eles devem descrever os organismos que encontram e suas relações. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF02CI11, que incentiva a observação e a reflexão sobre o meio ambiente.

10. Apresentação de Projetos

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre a cadeia alimentar e apresentá-lo para a turma, utilizando recursos visuais como slides ou maquetes. Essa atividade estimula a pesquisa e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI12, que envolve a apresentação de projetos e a troca de conhecimentos.