15 Ideias de Atividades (BNCC) Cachinhos Dourados e os Três Ursos

1. Leitura Compartilhada da História

Inicie a atividade com uma leitura compartilhada do conto “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”. Os alunos devem ser incentivados a participar, fazendo perguntas e comentando sobre os personagens e a trama. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Desenhos dos Personagens

Após a leitura, peça aos alunos que desenhem os personagens principais da história: Cachinhos Dourados, os três ursos e o cenário da casa. Essa atividade estimula a expressão artística e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de obras de arte.

3. Dramatização da História

Divida a turma em grupos e peça que encenem a história. Cada grupo pode escolher um trecho para dramatizar, utilizando figurinos e adereços simples. Essa atividade promove a expressão corporal e a habilidade de trabalhar em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02.

4. Produção de Texto Coletiva

Proponha que a turma escreva uma nova versão da história, mudando o final ou criando novos personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, de acordo com a habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos coletivos.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a história. Os alunos podem trabalhar em duplas para responder às perguntas, promovendo a colaboração e a revisão do conteúdo lido. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a compreensão e a análise de textos.

6. Criação de um Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual que represente os principais eventos da história. Essa atividade ajuda a organizar as ideias e a visualizar a narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que propõe a organização de informações.

7. Atividade de Sequência Lógica

Peça aos alunos que coloquem em ordem as cenas da história utilizando imagens recortadas. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a compreensão da sequência narrativa, de acordo com a habilidade BNCC EF15LP05.

8. Discussão sobre Moral da História

Promova uma discussão em sala sobre a moral da história. Pergunte aos alunos o que aprenderam e como podem aplicar isso em suas vidas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a reflexão crítica sobre textos.

9. Criação de um Livro Ilustrado

Os alunos podem criar um pequeno livro ilustrado da história, onde cada um fica responsável por uma página. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que propõe a criação de obras coletivas.

10. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Desenvolva um jogo de memória utilizando palavras-chave da história. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, ajudando a fixar o vocabulário e os conceitos da narrativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve o uso de vocabulário específico.