15 Ideias de Atividades (BNCC) brincando com o alfabeto

1. Caça-Palavras do Alfabeto

Crie um caça-palavras utilizando as letras do alfabeto. Os alunos devem encontrar palavras que começam com cada letra, promovendo o reconhecimento das letras e vocabulário. Esta atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

2. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade em que os alunos formem letras do alfabeto com seus corpos. Cada letra pode ser representada por um grupo de alunos, estimulando a coordenação motora e a criatividade. Essa atividade se alinha à habilidade EF02EF01, que envolve a expressão corporal.

3. Bingo do Alfabeto

Prepare cartelas de bingo com letras do alfabeto. Ao chamar uma letra, os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade ajuda na identificação das letras e pode ser vinculada à habilidade EF15LP02, que trata da identificação de letras e sons.

4. Jogo da Memória Alfabético

Crie um jogo da memória com cartas que contenham letras e imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre letras e sons. Esta atividade se relaciona à habilidade EF15LP03, que envolve a associação de letras e palavras.

5. Alfabeto em Histórias

Peça aos alunos que criem uma história utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos.

6. Letras em Desenho

Os alunos devem desenhar objetos que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade ajuda na fixação das letras e no desenvolvimento da expressão artística, conectando-se à habilidade EF02AR01, que envolve a produção de arte.

7. Música do Alfabeto

Crie uma canção que inclua as letras do alfabeto. Os alunos podem cantar e dançar, facilitando a memorização das letras de forma lúdica. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação musical.

8. Alfabeto em Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrando cada letra do alfabeto com desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF02AR02, que trata da produção de trabalhos artísticos.

9. Alfabeto em Movimento

Organize uma corrida em que cada aluno deve correr até um ponto específico e trazer um objeto que comece com a letra que foi sorteada. Essa atividade promove a atividade física e a identificação de letras, alinhando-se à habilidade EF02EF02, que envolve o movimento e a coordenação.

10. Alfabeto em Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Os alunos devem resolver as palavras cruzadas, promovendo o raciocínio lógico e a identificação de letras. Esta atividade se relaciona à habilidade EF15LP05, que envolve a leitura e a interpretação de textos.