15 Ideias de Atividades (BNCC) brincadeiras cantadas

1. A Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a interação entre os alunos e estimula a coordenação motora. Para realizar essa brincadeira, organize cadeiras em círculo, uma a menos do que o número de participantes. Enquanto a música toca, os alunos devem dançar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, todos devem sentar-se rapidamente. O aluno que ficar sem cadeira é eliminado, e uma cadeira é retirada a cada rodada. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

2. A Caça ao Tesouro Musical

Nesta atividade, os alunos devem seguir pistas que levam a diferentes locais da escola, onde encontrarão trechos de músicas. Cada pista pode conter uma letra de música que, ao ser completada, revela a próxima localização. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a interpretação de textos. A habilidade BNCC EF15AR02 é aplicada aqui, pois envolve a exploração de diferentes linguagens artísticas.

3. Brincadeira da Forca Musical

Utilizando letras de músicas conhecidas, os alunos podem jogar a Forca, onde um aluno escolhe uma música e os demais tentam adivinhar a palavra ou frase. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a memória. A habilidade BNCC EF15AR03 é contemplada, pois envolve a leitura e interpretação de letras de músicas.

4. O Jogo do Silêncio

O Jogo do Silêncio é uma atividade que ajuda os alunos a desenvolverem a concentração e a escuta ativa. Os alunos devem ficar em silêncio enquanto um colega canta uma música. Após a apresentação, eles devem discutir sobre a letra e o que sentiram. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR04, que trata da apreciação musical.

5. Mímica Musical

Nesta brincadeira, os alunos devem representar uma música através de gestos, enquanto os demais tentam adivinhar qual é a canção. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. A habilidade BNCC EF15AR05 é aplicada, pois envolve a expressão e a comunicação através da arte.

6. A Roda de Cantigas

Os alunos se sentam em círculo e, um a um, devem cantar uma cantiga de roda. Essa atividade promove a memória e a oralidade, além de resgatar tradições culturais. A habilidade BNCC EF15AR06 é contemplada, pois envolve a prática de cantigas e brincadeiras tradicionais.

7. O Jogo das Estátuas

Os alunos dançam ao som de uma música e, quando a música parar, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade estimula a coordenação motora e a atenção. A habilidade BNCC EF15AR07 é aplicada, pois envolve a prática de movimentos corporais em resposta à música.

8. A Banda da Sala

Os alunos podem formar uma banda utilizando instrumentos musicais simples, como tambores e chocalhos. Cada aluno deve tocar um instrumento enquanto canta uma música. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade. A habilidade BNCC EF15AR08 é contemplada, pois envolve a criação e a execução musical em grupo.

9. O Jogo do Eco

Um aluno canta uma frase de uma música e os demais devem repetir em eco. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória auditiva e a entonação. A habilidade BNCC EF15AR09 é aplicada, pois envolve a repetição e a interpretação de músicas.

10. A História Cantada

Nesta atividade, os alunos devem criar uma história e transformá-la em uma canção. Eles podem usar melodias conhecidas para facilitar a composição. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. A habilidade BNCC EF15AR10 é contemplada, pois envolve a criação de narrativas em forma de música.