15 Ideias de Atividades (BNCC) Brasil Império

1. Jogo de Memória sobre o Brasil Império

Crie um jogo de memória utilizando cartas que contenham figuras e informações sobre os principais eventos e personagens do Brasil Império. Os alunos devem combinar as cartas, aprendendo sobre a história de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15HI01.

2. Debate sobre a Proclamação da República

Organize um debate em sala de aula sobre os motivos que levaram à Proclamação da República em 1889. Os alunos devem se dividir em grupos, defendendo diferentes pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15HI02.

3. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos devem criar uma linha do tempo destacando os principais eventos do Brasil Império, como a Independência, a Guerra do Paraguai e a Proclamação da República. Habilidade BNCC: EF15HI03.

4. Análise de Cartas de Escravos

Apresente cartas escritas por escravos durante o Brasil Império e promova uma análise crítica sobre as condições de vida e a luta pela liberdade. Habilidade BNCC: EF15HI04.

5. Produção de um Jornal da Época

Os alunos devem produzir um jornal fictício da época do Brasil Império, incluindo notícias, anúncios e editoriais que reflitam a sociedade da época. Habilidade BNCC: EF15HI05.

6. Estudo de Biografias de Personagens Históricos

Os alunos devem pesquisar e apresentar biografias de personagens importantes do Brasil Império, como Dom Pedro II e Tiradentes, discutindo suas contribuições. Habilidade BNCC: EF15HI06.

7. Mapa Temático do Brasil Império

Crie um mapa temático que mostre as principais batalhas e eventos do Brasil Império, permitindo que os alunos visualizem a geografia da época. Habilidade BNCC: EF15HI07.

8. Teatro de Fantoches sobre a Independência

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente a Independência do Brasil, utilizando personagens históricos e narrativas da época. Habilidade BNCC: EF15HI08.

9. Análise de Obras de Arte do Período

Promova uma análise de obras de arte produzidas durante o Brasil Império, discutindo como elas refletem a sociedade e a cultura da época. Habilidade BNCC: EF15HI09.

10. Criação de um Podcast sobre o Brasil Império

Os alunos devem produzir um episódio de podcast discutindo um tema específico do Brasil Império, como a escravidão ou a política da época, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: EF15HI10.

11. Visita Virtual a Museus

Utilize recursos digitais para realizar uma visita virtual a museus que abordem a história do Brasil Império, permitindo que os alunos explorem exposições relevantes. Habilidade BNCC: EF15HI11.

12. Criação de um Documentário

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um documentário sobre um aspecto do Brasil Império, utilizando pesquisa, roteirização e edição de vídeo. Habilidade BNCC: EF15HI12.

13. Simulação de uma Assembleia Constituinte

Promova uma simulação de uma assembleia constituinte da época, onde os alunos devem debater e propor leis, entendendo o processo político do Brasil Império. Habilidade BNCC: EF15HI13.

14. Estudo de Canções da Época

Os alunos devem pesquisar e analisar canções populares do Brasil Império, discutindo seu contexto histórico e social. Habilidade BNCC: EF15HI14.

15. Criação de um Blog sobre o Brasil Império

Os alunos podem criar um blog onde compartilham artigos, fotos e informações sobre o Brasil Império, desenvolvendo habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15HI15.