15 Ideias de Atividades (BNCC) botânica ensino médio

1. Coleta e Análise de Plantas Locais

Os alunos podem realizar uma atividade de campo onde coletam diferentes espécies de plantas em um ambiente local, como um parque ou jardim. Após a coleta, os estudantes devem identificar as plantas, catalogá-las e analisar suas características morfológicas e fisiológicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EB 3.1.1, que aborda a observação e a descrição de seres vivos.

2. Experimentos com Fotossíntese

Os alunos podem conduzir experimentos para observar o processo de fotossíntese em diferentes condições de luz e temperatura. Utilizando plantas aquáticas, como a elódea, os estudantes podem medir a produção de oxigênio em diferentes ambientes. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EB 3.1.2, que envolve a investigação de processos biológicos.

3. Criação de Herbário

Os alunos podem criar um herbário com as plantas coletadas, onde cada espécie será identificada e descrita. Essa atividade não apenas ensina sobre a biodiversidade, mas também sobre a importância da conservação das espécies. A habilidade BNCC correspondente é EB 3.1.3, que trata da classificação e organização de seres vivos.

4. Estudo de Ecossistemas

Os estudantes podem realizar um projeto sobre diferentes ecossistemas, como florestas, campos e áreas urbanas, analisando a flora e fauna presentes em cada um. Essa atividade pode incluir visitas a diferentes locais e a elaboração de um relatório final. A habilidade BNCC é EB 3.1.4, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

5. Análise de Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e realizar análises químicas e físicas para entender como a composição do solo afeta o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EB 3.1.5, que envolve a investigação das interações entre os seres vivos e o meio físico.

6. Cultivo de Plantas em Hidroponia

Os estudantes podem aprender sobre o cultivo de plantas em sistemas hidropônicos, onde as plantas são cultivadas sem solo, utilizando soluções nutritivas. Essa atividade permite que os alunos explorem novas tecnologias agrícolas e está alinhada à habilidade BNCC: EB 3.1.6, que trata de práticas sustentáveis.

7. Criação de Projetos de Conservação

Os alunos podem desenvolver projetos que visem a conservação de espécies ameaçadas em sua região. Isso pode incluir campanhas de conscientização e ações práticas, como o plantio de árvores nativas. A habilidade BNCC correspondente é EB 3.1.7, que aborda a importância da preservação ambiental.

8. Estudo de Ciclos de Vida das Plantas

Os alunos podem investigar os ciclos de vida de diferentes plantas, desde a germinação até a maturidade. Essa atividade pode incluir a observação de plantas em diferentes estágios de crescimento e a documentação do processo. A habilidade BNCC é EB 3.1.8, que envolve a compreensão dos ciclos de vida dos seres vivos.

9. Análise de Impactos Ambientais

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre os impactos das atividades humanas na flora local, como desmatamento e poluição. Essa atividade pode culminar em um debate sobre soluções para mitigar esses impactos. A habilidade BNCC correspondente é EB 3.1.9, que trata da análise crítica das ações humanas no meio ambiente.

10. Criação de um Blog sobre Botânica

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas descobertas sobre botânica, incluindo fotos, textos e vídeos sobre as atividades realizadas. Essa atividade estimula a comunicação e a divulgação científica, alinhando-se à habilidade BNCC: EB 3.1.10, que envolve a produção de textos e a utilização de diferentes mídias.