15 Ideias de Atividades (BNCC) biologia

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula é o cultivo de diferentes tipos de plantas. Os alunos podem observar o crescimento e desenvolvimento das plantas em diferentes condições de luz e água. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EB1_04CG01, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam a importância da água para os seres vivos e como ela circula no meio ambiente. A habilidade BNCC EB1_04CG02 é contemplada, pois envolve a análise de ciclos naturais.

3. Classificação de Seres Vivos

Os alunos podem realizar uma atividade de classificação de seres vivos, utilizando imagens ou amostras de diferentes organismos. Essa atividade ajuda a desenvolver o entendimento sobre a biodiversidade e a importância da classificação científica, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG03.

4. Observação de Insetos

Uma atividade ao ar livre que pode ser muito enriquecedora é a observação de insetos. Os alunos podem coletar amostras e estudar suas características, como morfologia e comportamento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EB1_04CG04, que envolve a investigação de seres vivos em seu habitat.

5. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem criar pequenos ecossistemas em garrafas PET, onde poderão observar a interação entre diferentes organismos e o ambiente. Essa atividade é uma excelente forma de entender as relações ecológicas, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG05.

6. Estudo do Solo

Realizar uma análise do solo da escola ou de casa é uma atividade que pode ensinar sobre a composição e a importância do solo para a vida. Os alunos podem coletar amostras e analisar a presença de nutrientes, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG06.

7. Experimentos com Micro-organismos

Os alunos podem cultivar micro-organismos em placas de Petri para observar seu crescimento e características. Essa atividade permite que eles compreendam a importância dos micro-organismos na natureza e na saúde humana, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG07.

8. Criação de Cartazes sobre Biomas

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes sobre diferentes biomas do Brasil, destacando suas características e a fauna e flora presentes. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG08.

9. Análise de Alimentos

Uma atividade interessante é a análise de diferentes alimentos para verificar a presença de nutrientes. Os alunos podem realizar testes simples e discutir a importância de uma alimentação saudável, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG09.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate sobre práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente é uma atividade que estimula o pensamento crítico. Os alunos podem discutir soluções para problemas ambientais, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG10.

11. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural pode proporcionar aos alunos uma experiência prática de aprendizado sobre a biodiversidade local. A observação direta de plantas e animais em seu habitat natural é uma forma eficaz de entender a ecologia, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG11.

12. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre o meio ambiente ao longo do tempo. Essa atividade incentiva a observação contínua e a reflexão sobre as mudanças no ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG12.

13. Simulação de Cadeias Alimentares

Os alunos podem criar uma simulação de cadeias alimentares utilizando cartões que representam diferentes organismos. Essa atividade ajuda a entender as relações de predador e presa, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG13.

14. Estudo de Adaptações de Animais

Os alunos podem pesquisar sobre as adaptações de diferentes animais ao seu ambiente e apresentar suas descobertas. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG14.

15. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar e identificar plantas para criar um herbário. Essa atividade permite que eles aprendam sobre a diversidade vegetal e a importância das plantas para o ecossistema, alinhando-se à habilidade BNCC EB1_04CG15.