15 Ideias de Atividades (BNCC) bimestral

1. Jogo de Palavras com Temas da BNCC

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de palavras cruzadas utilizando os temas abordados na BNCC. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e criar as definições, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, estimulando a criatividade e a interpretação de textos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo cria uma história com base em um tema específico. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, alinhados à BNCC, como diversidade, cidadania e meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI03.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas da BNCC, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15TE01.

5. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples que estejam alinhados aos conteúdos da BNCC. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar, executar e apresentar os resultados dos experimentos, desenvolvendo habilidades científicas. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de Mapa Conceitual

Os alunos podem desenvolver mapas conceituais sobre um tema específico da BNCC, ajudando na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Teatro de Fantoches

Promover uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos criam personagens e roteiros baseados em temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15AR01.

8. Estudo de Caso

Realizar um estudo de caso sobre uma situação real que envolva temas da BNCC. Os alunos devem analisar a situação, discutir soluções e apresentar suas conclusões. Habilidade BNCC: EF15GE01.

9. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema da BNCC, desenvolvendo habilidades de pesquisa, comunicação e edição de áudio. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Visitas Virtuais a Museus

Organizar visitas virtuais a museus ou exposições que abordem temas da BNCC. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e criar um relatório sobre a experiência. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Criação de Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham conhecimentos sobre temas da BNCC. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o uso de ferramentas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos da BNCC, permitindo que os alunos aprendam de forma lúdica. Os alunos podem criar as regras e o design do jogo, promovendo a criatividade. Habilidade BNCC: EF15MA01.

13. Análise de Documentários

Assistir a documentários relacionados a temas da BNCC e promover uma discussão em sala de aula sobre os conteúdos abordados. Os alunos podem fazer anotações e apresentar suas opiniões. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Criação de Infográficos

Os alunos podem criar infográficos que sintetizem informações sobre um tema da BNCC, desenvolvendo habilidades de pesquisa e design gráfico. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Projeto de Ação Social

Desenvolver um projeto de ação social que envolva a comunidade e aborde temas da BNCC, como cidadania e responsabilidade social. Os alunos podem planejar e executar o projeto, refletindo sobre a importância do engajamento social. Habilidade BNCC: EF15ET01.