15 Ideias de Atividades (BNCC) biblioteca

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que promove a interação entre alunos e professores, onde um livro é lido em conjunto. Os alunos podem fazer perguntas e discutir o conteúdo, desenvolvendo habilidades de interpretação e análise crítica. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que enfatiza a importância da leitura e da construção de sentido.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos baseadas em livros lidos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar a compreensão do texto. A habilidade BNCC EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Clube do Livro

Organizar um clube do livro na escola permite que os alunos escolham um livro para ler e discutam suas impressões em grupo. Essa atividade promove o gosto pela leitura e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a análise de diferentes gêneros literários.

4. Dramatização de Contos

A dramatização de contos é uma forma lúdica de trabalhar a literatura. Os alunos podem encenar histórias, desenvolvendo habilidades de expressão oral e corporal. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a criação e a apresentação de produções artísticas.

5. Pesquisa sobre Autores

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre autores de livros que estão lendo. Essa atividade estimula a curiosidade e o conhecimento sobre a literatura nacional e internacional, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a pesquisa e a análise de informações.

6. Produção de Resenhas

Os alunos podem escrever resenhas sobre os livros que leram, desenvolvendo habilidades de escrita e argumentação. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP05, que enfatiza a produção de textos opinativos e críticos.

7. Mapa Conceitual de Livros

Os alunos podem criar mapas conceituais para organizar as ideias principais dos livros lidos. Essa atividade ajuda na compreensão e na síntese de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que trata da organização do conhecimento.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre os livros lidos pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Essa atividade promove a memorização e a compreensão, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a interpretação de textos.

9. Criação de Book Trailers

Os alunos podem criar book trailers, que são vídeos curtos apresentando um livro. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de síntese, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da produção de textos multimídia.

10. Debate Literário

Organizar um debate sobre temas abordados em livros lidos permite que os alunos expressem suas opiniões e desenvolvam habilidades argumentativas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP09, que enfatiza a argumentação e a defesa de pontos de vista.