15 Ideias de Atividades (BNCC) berçário 2 matemática

1. Contagem com Brinquedos

Utilizando brinquedos coloridos, como blocos de montar, os professores podem criar atividades de contagem. As crianças devem contar quantos blocos existem e, em seguida, agrupar os blocos por cores. Essa atividade desenvolve a habilidade de contagem e a noção de quantidade, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CG03).

2. Jogo de Dados

Os dados são ferramentas versáteis para ensinar matemática. Os alunos podem jogar dados e somar os números que saem. Para tornar a atividade mais interessante, os professores podem criar um jogo em que as crianças precisam alcançar um número específico, estimulando a adição e a subtração. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EI03CG04).

3. Formas Geométricas com Massinha

Usar massinha para criar formas geométricas é uma excelente maneira de ensinar sobre figuras. As crianças podem modelar círculos, quadrados e triângulos, aprendendo a identificar e nomear as formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EI03CG05).

4. Sequência de Números

Os professores podem criar cartões com números e pedir que as crianças organizem esses cartões em ordem crescente ou decrescente. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem a sequência numérica e a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico, conforme a habilidade BNCC (EI03CG02).

5. Pintura com Números

Uma atividade divertida é a pintura de desenhos que contêm números. As crianças podem pintar as áreas correspondentes a cada número com cores diferentes, promovendo a associação entre números e quantidades. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC (EI03CG03).

6. Jogo da Memória com Números

Criar um jogo da memória com cartões que possuem números e quantidades é uma forma lúdica de ensinar matemática. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a noção de quantidade, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CG01).

7. Contagem de Passos

Os professores podem levar as crianças para fora da sala e contar os passos até um determinado ponto. Essa atividade não apenas ensina contagem, mas também promove a atividade física. A habilidade BNCC (EI03CG02) é contemplada aqui.

8. Criação de Gráficos com Frutas

Usar frutas para criar gráficos é uma maneira deliciosa de ensinar matemática. As crianças podem contar quantas frutas diferentes têm e representar esses números em um gráfico simples. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EI03CG04).

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades que envolvem raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro simples, ajudam as crianças a desenvolverem habilidades matemáticas. Os professores podem introduzir jogos que exigem contagem e estratégia, alinhando-se à habilidade BNCC (EI03CG02).

10. Atividades com Dinheiro de Brinquedo

Simular compras com dinheiro de brinquedo é uma ótima forma de ensinar sobre valores e troco. As crianças podem praticar a contagem de dinheiro e aprender sobre transações, o que se relaciona à habilidade BNCC (EI03CG05).