15 Ideias de Atividades (BNCC) berçário 1 festa junina

1. Dança da Fogueira

Uma atividade que pode ser realizada com os pequenos é a “Dança da Fogueira”. Os professores podem criar um espaço seguro com uma fogueira de papel crepom e, ao som de músicas juninas, incentivar as crianças a dançarem ao redor. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01ET01.

2. Pintura de Bandeirinhas

As bandeirinhas são um símbolo das festas juninas. Propor uma atividade de pintura onde as crianças possam colorir bandeirinhas de papel pode ser uma ótima forma de estimular a criatividade. Além disso, as bandeirinhas podem ser utilizadas para decorar a sala de aula. Habilidade BNCC: EI02CG03.

3. Arraial dos Sons

Organizar um “Arraial dos Sons” onde as crianças possam tocar instrumentos musicais simples, como chocalhos e tambores, é uma excelente maneira de trabalhar a percepção auditiva e o ritmo. Os alunos podem ser incentivados a tocar junto com as músicas típicas da festa. Habilidade BNCC: EI02MU01.

4. Caça ao Tesouro Junino

Uma caça ao tesouro com pistas relacionadas à festa junina pode ser uma atividade divertida e educativa. Os professores podem esconder objetos típicos, como milho, bonecos de palha e doces, e as crianças devem seguir as pistas para encontrá-los. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03MA01.

5. Oficina de Comidas Típicas

Realizar uma oficina onde as crianças possam ajudar a preparar comidas típicas, como pipoca e bolo de milho, é uma forma de introduzir a cultura alimentar da festa junina. Os pequenos podem participar de forma lúdica e aprender sobre os ingredientes e a importância de cada prato. Habilidade BNCC: EI03CN01.

6. Contação de Histórias Juninas

Promover uma sessão de contação de histórias que envolvam personagens e lendas típicas das festas juninas pode ser uma atividade enriquecedora. Os professores podem usar fantoches ou livros ilustrados para tornar a experiência mais envolvente. Habilidade BNCC: EI03LP01.

7. Criação de Máscaras de São João

As crianças podem criar máscaras de São João utilizando papel e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Além disso, as máscaras podem ser usadas em uma apresentação de dança. Habilidade BNCC: EI03AR01.

8. Jogo da Memória Junina

Desenvolver um jogo da memória com imagens de elementos típicos da festa junina, como fogueira, bandeirinhas e comidas, é uma forma divertida de trabalhar a memória e a atenção das crianças. Os alunos podem jogar em duplas, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EI03LP02.

9. Plantio de Milho

Uma atividade que pode ser realizada é o plantio de milho em pequenos vasos. As crianças podem aprender sobre o ciclo de vida da planta e a importância do milho nas festas juninas. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir sobre alimentação saudável. Habilidade BNCC: EI03CN02.

10. Desfile de Fantasias Juninas

Organizar um desfile de fantasias juninas onde as crianças possam se vestir com roupas típicas é uma maneira divertida de celebrar a festa. Os alunos podem apresentar suas fantasias e até mesmo fazer pequenas apresentações. Habilidade BNCC: EI03EF01.