15 Ideias de Atividades (BNCC) autismo

1. Jogo de Cores e Formas

Uma atividade que envolve o reconhecimento de cores e formas é essencial para o desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Os alunos podem usar blocos de construção ou cartões coloridos para identificar e classificar diferentes formas e cores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a identificação de formas geométricas e suas características.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches pode ajudar a desenvolver a comunicação e a expressão emocional. Os professores podem criar um pequeno teatro de fantoches e incentivar os alunos a participar, seja contando a história ou manipulando os fantoches. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção e a interpretação de narrativas.

3. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de estimular a coordenação motora e a socialização. Os alunos podem participar de atividades rítmicas, como dançar ao som de músicas infantis ou tocar instrumentos simples. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e a criação de expressões artísticas.

4. Jogos de Memória

Os jogos de memória são ótimos para desenvolver a atenção e a concentração. Os alunos podem usar cartões com imagens ou palavras e trabalhar em duplas ou grupos para encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas e a lógica.

5. Atividades de Jardinagem

Envolver os alunos em atividades de jardinagem pode ser uma forma eficaz de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes, regar as plantas e observar seu crescimento. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e a experimentação no ambiente natural.

6. Criação de Cartazes

A criação de cartazes sobre temas de interesse dos alunos pode estimular a criatividade e a expressão pessoal. Os alunos podem usar recortes de revistas, desenhos e colagens para criar seus cartazes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a produção de obras artísticas.

7. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma forma divertida de trabalhar habilidades motoras e seguir instruções. Os alunos podem preparar receitas simples, como saladas de frutas ou sanduíches. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a utilização de medidas e quantidades.

8. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos com autismo, promovendo a interação social e o raciocínio lógico. Os professores podem criar jogos personalizados que abordem temas relevantes para os alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15MA04, que envolve a resolução de problemas em situações lúdicas.

9. Atividades de Relaxamento e Mindfulness

Incorporar práticas de relaxamento e mindfulness pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de autocontrole e concentração. Os professores podem guiar os alunos em exercícios de respiração e meditação. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a promoção do bem-estar e da saúde emocional.

10. Exploração Sensorial

A exploração sensorial é fundamental para crianças com autismo, pois ajuda a desenvolver a percepção e a integração sensorial. Os alunos podem participar de atividades que envolvem diferentes texturas, sons e cheiros, como caixas sensoriais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a exploração de diferentes estímulos do ambiente.