15 Ideias de Atividades (BNCC) aumentativo e diminutivo 3º ano

1. Jogo de Cartas: Aumentativo e Diminutivo

Crie um baralho de cartas com substantivos que os alunos conhecem. Cada carta deve ter a forma no singular e, ao lado, o aumentativo e o diminutivo. Os alunos devem jogar em duplas, onde um aluno lê a carta e o outro deve responder com a forma correta. Essa atividade desenvolve a habilidade de identificar e usar as formas aumentativas e diminutivas, conforme a habilidade EF15LP01 da BNCC.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens que tenham nomes em aumentativo e diminutivo. Eles podem desenhar e escrever diálogos que incluam essas formas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC.

3. Mapa Mental de Palavras

Peça aos alunos que façam um mapa mental com substantivos que conhecem, organizando-os em aumentativos e diminutivos. Eles devem apresentar o mapa para a turma, explicando suas escolhas. Essa atividade promove a organização do pensamento e a oralidade, conforme a habilidade EF15LP03 da BNCC.

4. Bingo de Aumentativos e Diminutivos

Elabore um bingo onde as cartelas contenham substantivos em suas formas aumentativa e diminutiva. O professor chama a forma original e os alunos devem marcar a forma correspondente na cartela. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC.

5. Música e Rimas

Os alunos devem criar uma música ou uma rima que inclua palavras em aumentativo e diminutivo. Eles podem apresentar suas criações para a turma. Essa atividade estimula a musicalidade e a linguagem, atendendo à habilidade EF15LP05 da BNCC.

6. Jogo da Memória

Crie um jogo da memória com pares de palavras em aumentativo e diminutivo. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a memorização e a associação de ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06 da BNCC.

7. Atividade de Leitura e Interpretação

Escolha um texto que contenha várias palavras em aumentativo e diminutivo. Após a leitura, os alunos devem identificar essas palavras e discutir seu uso no contexto. Essa atividade desenvolve a interpretação de texto e a análise linguística, conforme a habilidade EF15LP07 da BNCC.

8. Criação de Poemas

Os alunos devem escrever poemas utilizando palavras em aumentativo e diminutivo. Após a escrita, eles podem compartilhar seus poemas com a turma. Essa atividade estimula a expressão artística e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC.

9. Desenho e Rotulação

Peça aos alunos que desenhem objetos ou animais e os rotulem com suas formas aumentativa e diminutiva. Essa atividade ajuda na visualização e compreensão dos conceitos, atendendo à habilidade EF15LP09 da BNCC.

10. Debate sobre o Uso das Palavras

Organize um debate onde os alunos discutem a importância do uso correto dos aumentativos e diminutivos na língua portuguesa. Essa atividade promove a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC.