15 Ideias de Atividades (BNCC) atletismo salto

1. Introdução ao Atletismo e ao Salto

O atletismo é uma modalidade esportiva que abrange diversas atividades, incluindo corridas, saltos e lançamentos. O salto, em particular, é uma das disciplinas mais emocionantes e desafiadoras, exigindo técnica, força e coordenação. Para os professores, é fundamental desenvolver atividades que não apenas ensinem as habilidades necessárias, mas que também sejam alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A habilidade EF15EF02 da BNCC, por exemplo, destaca a importância do desenvolvimento motor e da prática de atividades físicas.

2. Atividade de Aquecimento Dinâmico

Antes de iniciar qualquer atividade de salto, é essencial realizar um aquecimento adequado. Proponha uma série de exercícios dinâmicos, como polichinelos, corridas curtas e alongamentos específicos para as pernas. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade EF15EF01, que enfatiza a importância do aquecimento e da preparação física para a prática esportiva.

3. Saltos em Distância com Materiais Alternativos

Utilize materiais como cordas, pneus ou caixas para criar uma pista de saltos em distância. Os alunos devem saltar de diferentes posições e distâncias, explorando suas habilidades. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15EF03, que aborda a exploração de diferentes formas de saltar e suas variações.

4. Competição de Saltos em Distância

Organize uma competição amistosa de saltos em distância, onde os alunos podem medir suas performances. É importante registrar as distâncias e incentivar a superação pessoal. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15EF04, que incentiva a prática de atividades físicas em forma de competição.

5. Saltos com Obstáculos

Crie um percurso com obstáculos que os alunos devem saltar. Isso pode incluir cones, cordas ou outros objetos. A atividade ajuda a desenvolver a coordenação e a agilidade, alinhando-se à habilidade EF15EF05, que enfatiza a importância da superação de desafios físicos.

6. Jogos de Saltos em Equipe

Divida a turma em equipes e crie jogos que envolvam saltos, como o “salto em equipe”, onde os alunos devem saltar juntos em um ritmo sincronizado. Essa atividade promove a cooperação e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15EF06, que destaca a importância do trabalho em equipe nas atividades físicas.

7. Circuito de Saltos

Monte um circuito que inclua diferentes tipos de saltos, como salto em altura, salto em distância e saltos laterais. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa abordagem diversificada se relaciona à habilidade EF15EF07, que incentiva a prática de diferentes modalidades esportivas.

8. Análise de Vídeo de Saltos

Grave os alunos enquanto realizam saltos e, em seguida, analise os vídeos em sala de aula. Discuta a técnica e a postura de cada um, promovendo a autoavaliação e a melhoria contínua. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15EF08, que aborda a reflexão sobre a prática esportiva.

9. Criação de um Diário de Saltos

Incentive os alunos a manter um diário onde eles registrem suas práticas de salto, incluindo distâncias, técnicas utilizadas e sentimentos sobre cada atividade. Essa prática pode ser alinhada à habilidade EF15EF09, que enfatiza a importância da reflexão sobre a prática esportiva e o autoconhecimento.

10. Apresentação de Saltos Criativos

Proponha que os alunos criem uma apresentação onde demonstrem diferentes tipos de saltos, incluindo saltos acrobáticos ou combinações criativas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF10, que valoriza a expressão artística nas atividades físicas.