15 Ideias de Atividades (BNCC) Atletismo Ensino Fundamental 1

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma atividade fundamental para introduzir os alunos ao atletismo. Os alunos podem ser divididos em grupos e realizar corridas de 50 metros, utilizando cronômetros para medir o tempo. Essa atividade desenvolve a velocidade e a resistência. Habilidade BNCC: EF02EF01.

2. Revezamento 4x100m

O revezamento 4x100m é uma atividade que promove o trabalho em equipe. Os alunos devem praticar a passagem do bastão, focando na coordenação e na velocidade. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, e é uma excelente forma de introduzir conceitos de estratégia e colaboração. Habilidade BNCC: EF02EF02.

3. Salto em Distância

O salto em distância é uma atividade que estimula a força e a técnica. Os alunos devem praticar a corrida de aproximação e o salto, utilizando uma caixa de areia como área de pouso. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade, permitindo que todos participem. Habilidade BNCC: EF02EF03.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que desenvolve a força e a coordenação. Os alunos podem usar bolas de diferentes pesos para praticar a técnica de lançamento. É importante ensinar a postura correta e a movimentação do corpo para evitar lesões. Habilidade BNCC: EF02EF04.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade divertida que desafia os alunos a superar barreiras. Os alunos devem correr em um percurso com cones, cordas e outros obstáculos, desenvolvendo agilidade e coordenação. Essa atividade pode ser realizada em equipe, promovendo a interação social. Habilidade BNCC: EF02EF05.

6. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma lúdica de ensinar as disciplinas do atletismo. Os alunos podem participar de competições amistosas, como mini-olimpíadas, onde praticam diversas modalidades. Essa abordagem incentiva a participação e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF02EF06.

7. Caminhada Rítmica

A caminhada rítmica é uma atividade que combina exercício físico e música. Os alunos caminham em um ritmo determinado, desenvolvendo resistência e coordenação. Essa atividade pode ser realizada ao ar livre, promovendo a saúde e o bem-estar. Habilidade BNCC: EF02EF07.

8. Circuito de Atletismo

Um circuito de atletismo pode incluir várias estações, como corrida, salto e lançamento. Os alunos passam por cada estação, realizando atividades específicas. Essa abordagem permite que os alunos experimentem diferentes modalidades e desenvolvam habilidades variadas. Habilidade BNCC: EF02EF08.

9. Treinamento de Flexibilidade

O treinamento de flexibilidade é essencial para prevenir lesões. Os alunos podem realizar alongamentos e exercícios de mobilidade articular. Essa atividade pode ser feita antes e depois das práticas de atletismo, promovendo a saúde física. Habilidade BNCC: EF02EF09.

10. Criação de um Diário de Atividades

Os alunos podem criar um diário de atividades, registrando suas práticas e progressos no atletismo. Essa atividade estimula a reflexão e o autoconhecimento, além de incentivar a continuidade das práticas esportivas. Habilidade BNCC: EF02EF10.

11. Simulação de Competições

Realizar simulações de competições ajuda os alunos a entenderem a dinâmica de um evento esportivo. Os alunos podem se inscrever em diferentes modalidades e competir entre si, promovendo a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF02EF11.

12. Estudo de Atletas Famosos

Os alunos podem pesquisar sobre atletas famosos e suas conquistas. Essa atividade estimula o interesse pelo atletismo e proporciona exemplos inspiradores. Os alunos podem apresentar suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: EF02EF12.

13. Criação de Coreografias com Movimentos de Atletismo

Os alunos podem criar coreografias que incorporam movimentos do atletismo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a atividade física de forma divertida. Habilidade BNCC: EF02EF13.

14. Acompanhamento de Resultados

Os alunos podem acompanhar seus resultados em diferentes atividades, como tempo de corrida ou distância do salto. Essa prática incentiva a autoavaliação e a busca por melhorias. Habilidade BNCC: EF02EF14.

15. Discussão sobre Saúde e Alimentação

Promover discussões sobre a importância da saúde e da alimentação adequada para a prática esportiva é essencial. Os alunos podem aprender sobre nutrição e como isso impacta seu desempenho atlético. Habilidade BNCC: EF02EF15.