15 Ideias de Atividades (BNCC) as cores

1. Pintura com as Cores Primárias

Uma atividade prática onde os alunos utilizam tinta nas cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para criar suas próprias obras de arte. A proposta é que eles misturem as cores para descobrir novas tonalidades, estimulando a criatividade e a percepção visual. Habilidade BNCC: Arte: EF15AR01.

2. Caça às Cores na Natureza

Os alunos são incentivados a explorar o ambiente escolar ou um parque próximo em busca de objetos que representem diferentes cores. Após a coleta, cada aluno deve apresentar suas descobertas e discutir a importância das cores na natureza. Habilidade BNCC: Ciências: EF02CI03.

3. Jogo das Cores com Cartões

Criação de cartões coloridos que representam diferentes cores. Os alunos devem formar pares com cartões de cores iguais, desenvolvendo habilidades de memória e reconhecimento de cores. Habilidade BNCC: Matemática: EF02MA05.

4. Histórias Coloridas

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e cenários que representem diferentes cores. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de trabalhar a associação de cores com emoções. Habilidade BNCC: Lingua Portuguesa: EF15LP01.

5. Experiência com Cores e Luz

Utilizando lanternas coloridas, os alunos podem observar como as cores se misturam quando a luz é projetada. Essa atividade ajuda a entender conceitos de física de forma lúdica e visual. Habilidade BNCC: Ciências: EF02CI04.

6. Mural das Emoções Coloridas

Criar um mural onde cada cor representa uma emoção. Os alunos devem colar imagens ou palavras que simbolizem como se sentem, promovendo a discussão sobre sentimentos e a importância da expressão emocional. Habilidade BNCC: Arte: EF15AR02.

7. Dança das Cores

Uma atividade de dança onde cada cor corresponde a um movimento específico. Os alunos devem se mover de acordo com a cor que é chamada, promovendo a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: Educação Física: EF15EF01.

8. Experimentos com Cores na Água

Realizar experimentos onde os alunos adicionam corantes alimentícios à água e observam a mistura. Essa atividade ensina sobre a solubilidade e a mistura de cores, além de ser visualmente atraente. Habilidade BNCC: Ciências: EF02CI05.

9. Origami Colorido

Os alunos aprendem a fazer origami utilizando papéis de diferentes cores. Essa atividade desenvolve a coordenação motora fina e a paciência, além de permitir a exploração das cores de maneira tridimensional. Habilidade BNCC: Arte: EF15AR03.

10. Cores e Música

Os alunos devem associar diferentes cores a músicas específicas, criando uma apresentação onde cada cor é representada por uma canção. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre arte e música. Habilidade BNCC: Arte: EF15AR04.

11. Bingo das Cores

Um jogo de bingo onde as cartelas são preenchidas com cores em vez de números. Os alunos devem identificar as cores chamadas, promovendo a atenção e o reconhecimento visual. Habilidade BNCC: Matemática: EF02MA06.

12. Criação de um Livro das Cores

Cada aluno cria uma página de um livro coletivo, onde ilustra e descreve uma cor. Ao final, o livro é lido em sala, promovendo a leitura e a apreciação das cores. Habilidade BNCC: Lingua Portuguesa: EF15LP02.

13. Desenho com Sombras Coloridas

Utilizando papel vegetal e canetas coloridas, os alunos desenham sombras de objetos e as preenchem com cores. Essa atividade estimula a percepção de formas e cores. Habilidade BNCC: Arte: EF15AR05.

14. A Cores e a História

Os alunos pesquisam sobre a história das cores e como elas influenciam a arte e a cultura. Em seguida, apresentam suas descobertas para a turma. Habilidade BNCC: História: EF15HI01.

15. Mapa das Cores do Mundo

Os alunos criam um mapa-múndi onde cada país é representado por uma cor que simboliza sua cultura. Essa atividade promove o conhecimento geográfico e cultural. Habilidade BNCC: Geografia: EF15GE01.