15 Ideias de Atividades (BNCC) árvore genealógica ensino fundamental

1. Criando uma Árvore Genealógica Familiar

Os alunos podem criar uma árvore genealógica de suas próprias famílias. Para isso, eles devem entrevistar seus familiares e coletar informações sobre os parentes, como nomes, datas de nascimento e relações. Essa atividade desenvolve a habilidade de pesquisa e a compreensão das relações familiares, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade EF15HI01, que trata da valorização da história pessoal e familiar.

2. Árvore Genealógica de Personagens Históricos

Nesta atividade, os alunos escolhem um personagem histórico e constroem sua árvore genealógica. Eles devem pesquisar sobre a vida do personagem e suas relações familiares. Essa atividade estimula a pesquisa histórica e a análise crítica, atendendo à habilidade EF15HI02 da BNCC, que envolve a análise de fontes históricas.

3. Comparação de Árvores Genealógicas

Os alunos podem comparar suas árvores genealógicas com as de seus colegas, discutindo as semelhanças e diferenças nas estruturas familiares. Essa atividade promove o diálogo e a reflexão sobre a diversidade cultural, alinhando-se à habilidade EF15HI03 da BNCC, que trata da valorização das diferentes culturas.

4. Apresentação Oral da Árvore Genealógica

Após a criação das árvores genealógicas, os alunos podem apresentar suas árvores para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e oratória, além de promover a escuta ativa. Está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que envolve a produção e a circulação de diferentes gêneros textuais.

5. Criação de um Livro de Histórias da Família

Os alunos podem criar um livro que conte a história de sua família, utilizando a árvore genealógica como base. Eles devem incluir relatos, fotos e curiosidades. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, atendendo à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a produção de textos narrativos.

6. Mapa de Relações Familiares

Os alunos podem criar um mapa visual das relações familiares, utilizando cores e símbolos para representar diferentes tipos de parentesco. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a representação gráfica, alinhando-se à habilidade EF15MA01 da BNCC, que trata da interpretação de gráficos e tabelas.

7. Entrevista com um Idoso

Os alunos podem entrevistar um idoso da família ou da comunidade sobre suas experiências e histórias de vida. Essa atividade promove a valorização da memória e da oralidade, alinhando-se à habilidade EF15HI04 da BNCC, que envolve a valorização da história oral.

8. Criação de um Jogo de Cartas sobre a Família

Os alunos podem criar um jogo de cartas que represente os membros de suas famílias, incluindo informações sobre cada um. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, atendendo à habilidade EF15AR01 da BNCC, que envolve a criação de jogos e brincadeiras.

9. Exposição de Árvores Genealógicas

Os alunos podem organizar uma exposição com suas árvores genealógicas, convidando outros alunos e familiares para visitar. Essa atividade promove a interação social e a valorização do trabalho coletivo, alinhando-se à habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da promoção de eventos e exposições.

10. Reflexão sobre a Diversidade Familiar

Os alunos podem participar de uma roda de conversa sobre a diversidade das famílias, discutindo diferentes estruturas familiares e suas particularidades. Essa atividade promove a empatia e o respeito, alinhando-se à habilidade EF15ET01 da BNCC, que envolve a discussão sobre diversidade e inclusão.