15 Ideias de Atividades (BNCC) árvore genealógica educação infantil

A primeira atividade proposta é a criação de uma árvore genealógica em papel. As crianças podem desenhar os membros da família, utilizando fotos ou ilustrações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CG01, que envolve a identificação e representação das relações familiares.

A segunda ideia é a atividade de contação de histórias sobre a família. Os alunos podem trazer relatos de seus avós ou pais e compartilhar com a turma. Essa prática estimula a oralidade e está relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção e circulação de narrativas.

Uma terceira atividade é a confecção de um mural coletivo. Cada aluno pode trazer uma foto de um membro da família e colar no mural, criando uma grande árvore genealógica. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e criação de obras de arte.

A quarta ideia é a elaboração de um livro de histórias familiares. As crianças podem desenhar ou escrever sobre suas experiências e memórias com a família. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades.

A quinta atividade é a dramatização de histórias familiares. Os alunos podem encenar momentos marcantes de suas vidas, promovendo a empatia e a compreensão das relações familiares. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a expressão artística e a interpretação.

A sexta ideia é a pesquisa sobre as origens da família. As crianças podem entrevistar familiares e trazer informações sobre a história da família, promovendo o desenvolvimento da habilidade BNCC EF15HI01, que trata da pesquisa e análise de informações históricas.

A sétima atividade é a criação de um jogo de memória com fotos de familiares. As crianças podem criar pares de cartas com imagens e nomes, estimulando a memória e o reconhecimento das relações familiares. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15MC01, que envolve jogos e brincadeiras.

A oitava ideia é a confecção de uma linha do tempo familiar. Os alunos podem organizar eventos importantes da história da família em uma linha do tempo, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15HI02, que trata da organização do tempo histórico.

A nona atividade é a elaboração de um vídeo sobre a família. As crianças podem gravar depoimentos e compartilhar momentos especiais, promovendo a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de diferentes tipos de textos multimídia.

A décima atividade é a criação de um álbum de família. Os alunos podem montar um álbum com fotos e histórias, promovendo a valorização da memória e da identidade familiar. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação de projetos artísticos.

A décima primeira ideia é a realização de entrevistas com familiares. As crianças podem preparar perguntas e entrevistar avós ou pais, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP04, que trata da escuta e da produção de perguntas.

A décima segunda atividade é a construção de um quebra-cabeça da família. As crianças podem criar peças que representem cada membro da família, estimulando o raciocínio lógico e a habilidade BNCC EF15MC02, que envolve a resolução de problemas.

A décima terceira ideia é a criação de cartões comemorativos para os familiares. Os alunos podem fazer cartões para datas especiais, promovendo a expressão de sentimentos e a habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de textos para diferentes contextos.

A décima quarta atividade é a realização de uma roda de conversa sobre a importância da família. Os alunos podem compartilhar suas opiniões e sentimentos, desenvolvendo a habilidade BNCC EF15LP06, que trata da argumentação e do diálogo.

A décima quinta ideia é a confecção de um jogo de tabuleiro sobre a família. As crianças podem criar um jogo que envolva perguntas e respostas sobre suas famílias, promovendo a interação e a habilidade BNCC EF15MC03, que envolve a criação de jogos e brincadeiras.