15 Ideias de Atividades (BNCC) artesanato com palito de picolé

1. Porta-retratos com Palitos de Picolé

Uma atividade simples e divertida que permite aos alunos criar porta-retratos personalizados utilizando palitos de picolé. Os estudantes podem pintar os palitos, colar adesivos e até mesmo adicionar fotos de momentos especiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de desenvolver habilidades motoras finas. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Marcadores de Livro

Os alunos podem criar marcadores de livro utilizando palitos de picolé, decorando-os com desenhos, pinturas e até mesmo frases inspiradoras. Essa atividade não só incentiva a leitura, mas também permite que os estudantes explorem diferentes técnicas de pintura e colagem. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

3. Miniaturas de Animais

Com palitos de picolé, os alunos podem construir miniaturas de animais, utilizando a criatividade para dar vida a diferentes espécies. Essa atividade é uma excelente oportunidade para discutir a biodiversidade e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF02CI01).

4. Jogos de Tabuleiro

Os estudantes podem criar seus próprios jogos de tabuleiro utilizando palitos de picolé como peças e tabuleiros. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a estratégia, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: MATEMÁTICA (EF03MA05).

5. Caixas de Som

Os alunos podem construir caixas de som simples utilizando palitos de picolé e materiais recicláveis. Essa atividade é uma ótima maneira de introduzir conceitos de acústica e som, além de incentivar a criatividade e a inovação. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF04CI03).

6. Bonecos de Palito

Os alunos podem criar bonecos de palito utilizando palitos de picolé e outros materiais como papel e tecido. Essa atividade permite que os estudantes explorem a narrativa e a dramatização, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

7. Painéis Decorativos

Os estudantes podem criar painéis decorativos para a sala de aula utilizando palitos de picolé. Essa atividade estimula a colaboração e o trabalho em grupo, além de permitir que os alunos expressem suas ideias e sentimentos através da arte. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR04).

8. Relógios de Sol

Os alunos podem construir relógios de sol utilizando palitos de picolé e outros materiais. Essa atividade é uma excelente oportunidade para discutir conceitos de tempo e astronomia, além de promover a aprendizagem prática. Habilidade BNCC: MATEMÁTICA (EF05MA01).

9. Caixas de Presentes

Os estudantes podem criar caixas de presentes utilizando palitos de picolé, decorando-as com fitas e papéis coloridos. Essa atividade é perfeita para datas comemorativas, incentivando a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR05).

10. Móbiles Decorativos

Os alunos podem criar móbiles utilizando palitos de picolé e outros materiais leves, explorando diferentes formas e cores. Essa atividade estimula a coordenação motora e a percepção visual, além de ser uma forma divertida de decorar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR06).