15 Ideias de Atividades (BNCC) artes visuais maternal

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das artes visuais. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar suas obras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de desenvolver a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Colagem de Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar colagens é uma excelente maneira de ensinar sobre sustentabilidade e criatividade. Os alunos podem trazer de casa papel, plásticos e outros materiais que seriam descartados. Essa atividade promove a consciência ambiental e a habilidade de compor imagens. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR02, que incentiva a criação de obras a partir de diferentes suportes.

3. Desenho Livre com Giz de Cera

O desenho livre com giz de cera permite que as crianças expressem suas emoções e ideias de forma espontânea. Fornecer folhas de papel em branco e uma variedade de cores de giz de cera estimula a imaginação. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da percepção visual e da coordenação motora fina. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a criação de desenhos a partir de observações e experiências pessoais.

4. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que pode ser realizada com papel, tintas e outros materiais decorativos. As crianças podem criar máscaras que representem animais, personagens ou até mesmo figuras da cultura local. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão cultural. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR04, que aborda a produção de objetos artísticos que dialogam com a cultura.

5. Montagem de Móbiles

Os móbiles são uma forma divertida de trabalhar com formas e cores. As crianças podem usar papel, cordas e outros materiais leves para criar suas obras. Essa atividade promove o entendimento sobre equilíbrio e movimento, além de estimular a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR05, que incentiva a criação de objetos que se movem e interagem com o espaço.

6. Pintura de Murais

A pintura de murais em papel kraft ou em uma parede da escola é uma atividade coletiva que promove o trabalho em equipe. Os alunos podem planejar e executar um mural que represente um tema escolhido por eles. Essa atividade desenvolve habilidades sociais e artísticas, além de promover a identidade coletiva. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR06, que envolve a criação de obras em grupo.

7. Impressão com Objetos Naturais

Usar folhas, flores e outros objetos naturais para fazer impressões é uma atividade que conecta as crianças à natureza. Elas podem usar tinta para carimbar os objetos em papel, criando padrões e texturas. Essa atividade estimula a observação e a apreciação do meio ambiente. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR07, que aborda a exploração de diferentes formas de impressão.

8. Criação de Livros de Arte

Os alunos podem criar seus próprios livros de arte, onde cada página pode conter desenhos, colagens e pinturas. Essa atividade incentiva a expressão individual e a narrativa visual. Além disso, promove a organização e a apresentação de ideias. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR08, que envolve a produção de livros e histórias em diferentes formatos.

9. Atividade de Modelagem com Massinha

A modelagem com massinha é uma atividade que permite que as crianças desenvolvam habilidades táteis e criativas. Elas podem criar figuras, objetos e até cenários, estimulando a imaginação. Essa atividade também ajuda a desenvolver a coordenação motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR09, que aborda a exploração de formas e volumes na criação artística.

10. Fotografia Criativa

Introduzir as crianças ao mundo da fotografia pode ser uma experiência enriquecedora. Elas podem usar câmeras simples ou smartphones para capturar imagens de seu cotidiano e do ambiente escolar. Essa atividade estimula a observação e a criatividade, além de promover a reflexão sobre o que é arte. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR10, que envolve a produção de imagens e a reflexão sobre elas.