15 Ideias de Atividades (BNCC) Artes Visuais Ensino Médio

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural coletivo que represente um tema específico, como a diversidade cultural ou questões ambientais. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Análise de Obras de Arte

Proponha que os alunos escolham uma obra de arte famosa e realizem uma análise crítica, abordando aspectos como técnica, estilo e contexto histórico. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Produção de Vídeos Artísticos

Os alunos podem criar curtas-metragens que abordem temas artísticos, utilizando técnicas de animação ou stop motion. Essa atividade integra tecnologia e arte, promovendo a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Estudo de Artistas Contemporâneos

Realizar uma pesquisa sobre artistas contemporâneos e suas obras, apresentando em sala de aula. Os alunos podem discutir as influências e os estilos desses artistas, promovendo o conhecimento sobre a arte atual. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Criação de um Zine Artístico

Os alunos podem desenvolver um zine que reúna suas produções artísticas, poesias e reflexões. Essa atividade estimula a autoexpressão e a experimentação com diferentes formatos. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Intervenção Artística no Espaço Escolar

Proponha uma intervenção artística em um espaço da escola, como a pintura de uma parede ou a criação de esculturas. Essa atividade promove a valorização do ambiente escolar e a participação dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas sociais relevantes, como a preservação ambiental ou a igualdade de gênero. Essa atividade estimula a reflexão crítica e o engajamento social. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Experiência com Técnicas de Impressão

Os alunos podem experimentar diferentes técnicas de impressão, como linoleogravura ou serigrafia, criando suas próprias obras. Essa atividade desenvolve habilidades manuais e o conhecimento sobre processos artísticos. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de Instalações Artísticas

Proponha que os alunos desenvolvam instalações artísticas que dialoguem com o espaço em que estão inseridas. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Estudo e Prática de Técnicas de Pintura

Os alunos podem estudar diferentes técnicas de pintura, como aquarela, acrílica e óleo, e produzir suas próprias obras. Essa atividade promove a experimentação e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de um Blog de Arte

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas, reflexões e críticas sobre obras que conhecem. Essa atividade integra tecnologia e arte, além de promover a escrita. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Realização de Oficinas de Arte

Organizar oficinas onde os alunos possam aprender técnicas específicas, como escultura em argila ou pintura em tela. Essa atividade proporciona aprendizado prático e troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Criação de um Livro de Artista

Os alunos podem produzir um livro de artista, reunindo suas obras e textos que reflitam suas experiências e processos criativos. Essa atividade estimula a autoexpressão e a reflexão sobre a própria produção. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Análise de Filmes e Documentários de Arte

Assistir e discutir filmes ou documentários que abordem a vida de artistas ou movimentos artísticos. Essa atividade amplia o conhecimento sobre a história da arte e suas diversas manifestações. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Participação em Exposições de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição com suas produções artísticas, convidando a comunidade escolar para participar. Essa atividade promove a valorização do trabalho dos alunos e a interação com o público. Habilidade BNCC: EF15AR15.