15 Ideias de Atividades (BNCC) artes visuais na educação infantil

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das artes visuais. Utilizando tinta atóxica, as crianças podem explorar texturas e cores, criando obras únicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG03, que propõe que as crianças experimentem diferentes formas de expressão artística.

2. Colagem de Materiais Recicláveis

Promover a colagem de materiais recicláveis permite que as crianças desenvolvam a criatividade e a consciência ambiental. Usando papel, plástico e outros materiais, os alunos podem criar composições artísticas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02CG04, que incentiva a exploração de diferentes materiais e técnicas.

3. Desenho Livre

O desenho livre é uma atividade que estimula a imaginação e a expressão pessoal. As crianças têm a liberdade de desenhar o que desejam, utilizando lápis, canetinhas ou giz de cera. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI02CG01, que valoriza a expressão artística individual.

4. Criação de Máscaras

Fazer máscaras com papel e outros materiais é uma atividade que envolve a cultura e a fantasia. As crianças podem criar máscaras de animais ou personagens, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02CG05, que incentiva a criação e a representação de personagens.

5. Montagem de Mosaicos

A montagem de mosaicos com pequenos pedaços de papel colorido ou outros materiais é uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora e a percepção visual. As crianças podem criar imagens ou padrões, alinhando-se à habilidade BNCC EI02CG02, que propõe a exploração de diferentes formas de arte.

6. Pintura de Murais

Organizar uma atividade de pintura de murais em grupo permite que as crianças colaborem e se expressem coletivamente. Utilizando tintas e pincéis, elas podem criar uma obra que represente a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG06, que promove a interação e a cooperação entre os alunos.

7. Criação de Livros de Arte

As crianças podem criar seus próprios livros de arte, onde cada página representa uma obra diferente. Essa atividade estimula a narrativa e a organização de ideias, além de ser uma forma de documentar o processo criativo. Está alinhada à habilidade BNCC EI02CG07, que incentiva a produção de diferentes tipos de textos.

8. Atividade de Escultura com Massinha

Trabalhar com massinha de modelar é uma atividade que desenvolve a motricidade fina e a criatividade. As crianças podem criar figuras tridimensionais, explorando formas e volumes. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02CG08, que propõe a exploração de diferentes dimensões na arte.

9. Fotografia Criativa

Introduzir as crianças ao mundo da fotografia pode ser uma experiência enriquecedora. Elas podem usar câmeras simples ou celulares para registrar momentos e criar uma exposição de suas fotos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI02CG09, que incentiva a observação e a representação do cotidiano.

10. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que combina arte e narrativa. As crianças podem criar figuras e contar histórias utilizando luz e sombras. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI02CG10, que promove a expressão artística por meio de diferentes linguagens.