15 Ideias de Atividades (BNCC) artes visuais

1. Pintura com Elementos da Natureza

Uma atividade que envolve a coleta de folhas, flores e outros elementos naturais para criar obras de arte. Os alunos podem usar esses elementos como carimbos ou pincéis, explorando texturas e formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (Arte) EF15AR01, que incentiva a experimentação de diferentes materiais e técnicas.

2. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes culturas e suas máscaras tradicionais, criando suas próprias versões utilizando papel machê ou cartolina. Essa atividade promove a valorização da diversidade cultural e está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a apreciação e a produção de arte em contextos culturais diversos.

3. Desenho de Observação

Os alunos devem observar objetos do cotidiano e desenhá-los, desenvolvendo a habilidade de observação e representação. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR03, que enfatiza a importância da observação na criação artística e na representação do mundo ao redor.

4. Colagem de Revistas

Utilizando recortes de revistas, os alunos podem criar colagens que expressem suas emoções ou temas de interesse. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a experimentação com diferentes suportes e técnicas.

5. Fotografia e Montagem Digital

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, capturando imagens que representem suas vivências. Após isso, podem utilizar programas de edição para criar montagens digitais. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR05, que aborda a utilização de tecnologias digitais na produção artística.

6. Criação de Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente um tema escolhido pela turma. Essa atividade promove a colaboração e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR06, que enfatiza a importância do trabalho em equipe na produção artística.

7. Escultura com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar esculturas, desenvolvendo a consciência ambiental e a criatividade. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva a reflexão sobre o uso de materiais e a sustentabilidade na arte.

8. Estudo de Artistas Famosos

Os alunos podem pesquisar sobre artistas renomados e suas obras, criando uma apresentação ou um painel sobre o artista escolhido. Essa atividade promove a apreciação da arte e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR08, que aborda a análise e a interpretação de obras de arte.

9. Criação de História em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, explorando a narrativa visual e a sequência de imagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a criação de narrativas visuais e a experimentação com diferentes linguagens artísticas.

10. Performance Artística

Os alunos podem criar uma performance que expresse um tema ou uma mensagem, utilizando o corpo como meio de comunicação. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF15AR10, que aborda a expressão corporal e a performance como formas de arte.