15 Ideias de Atividades (BNCC) artes na educação infantil

1. Pintura com os dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite às crianças explorar cores e texturas de maneira livre e criativa. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para expressar suas emoções e ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Criação de máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão pessoal, além de promover a consciência sobre a cultura e as tradições. A habilidade EF15AR02 da BNCC é contemplada, pois envolve a criação de objetos artísticos que refletem a identidade cultural.

3. Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma excelente forma de desenvolver a linguagem oral e a criatividade. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, promovendo a interação e o trabalho em grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que aborda a expressão e a comunicação através das artes cênicas.

4. Colagem de imagens

A colagem é uma técnica que permite às crianças trabalhar com diferentes tipos de materiais, como revistas, jornais e papéis coloridos. Elas podem criar composições que representem suas ideias e sentimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR04, que incentiva a experimentação com diferentes técnicas artísticas.

5. Dança livre

A dança livre é uma atividade que promove a expressão corporal e a coordenação motora. Os alunos podem se movimentar ao som de diferentes ritmos, explorando suas emoções e criatividade. Essa prática está relacionada à habilidade EF15AR05, que envolve a expressão corporal e a apreciação da dança.

6. Criação de um mural coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema escolhido pela turma. Essa atividade estimula a colaboração e a troca de ideias, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo. A habilidade EF15AR06 da BNCC é contemplada, pois envolve a criação de obras coletivas.

7. Desenho ao ar livre

Levar as crianças para desenhar ao ar livre é uma forma de conectá-las com a natureza. Elas podem observar o ambiente e registrar suas impressões em papel. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR07, que incentiva a observação e a representação do mundo ao redor.

8. Confecção de instrumentos musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade estimula a criatividade e o interesse pela música, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade EF15AR08 da BNCC é contemplada, pois envolve a criação e a exploração de sons.

9. Contação de histórias ilustradas

As crianças podem criar suas próprias histórias e ilustrá-las, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de narrar. Essa atividade também estimula a leitura e a escrita. A habilidade EF15AR09 está relacionada à criação de narrativas e à apreciação da literatura.

10. Atividades de reciclagem artística

Utilizar materiais recicláveis para criar obras de arte é uma forma de conscientizar as crianças sobre a importância da sustentabilidade. Elas podem criar esculturas ou objetos decorativos, desenvolvendo a criatividade e a responsabilidade ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR10, que envolve a reflexão sobre o uso de materiais e a preservação do meio ambiente.